Categories: BrasilEconomia

‘Desmonte da indústria petrolífera’, dizem especialistas sobre leilão do pré-sal

A 4ª rodada de partilha de produção do pré-sal, com leilão de três áreas das bacias de Santos e Campos, realizado nesta quinta-feira (7) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foi considerada por especialistas como um passo importante de desmonte da indústria petrolífera nacional.

As áreas de Uirapuru (Santos), Três Marias (Santos) e Dois Irmãos (Campos), foram arrematadas, respectivamente, pelos consórcios Exxon Mobil, Petrogal e Statoil; Chevron e Shell; e Statoil e BPN Energy, por um valor de R$ 3,15 bilhões. A Petrobras terá a participação mínima de 30% nas áreas de Uirapuru e Três Marias, e de 45% na área de Dois Irmãos.

Para o Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), Felipe Coutinho, os bônus de assinatura arrecadados nesta rodada são muito baixos quando comparados à renda potencial de todo o período de produção dos campos de petróleo.

“A realização dos leilões, que acontece desde que esse governo assumiu o poder, compromete o futuro do país. O governo usa de justificativas para pagar compromissos de curto prazo, em especial com a dívida pública, com o sistema financeiro, com os bancos, e abre mão de uma riqueza estratégica, transferida para as multinacionais. O petróleo deveria ser usado na medida do desenvolvimento humano da nossa população, e para que isso aconteça, é preciso que haja consumo de petróleo com valor de uso, e não de troca”, afirmou.

As petroleiras privadas disputaram os campos de petróleo com a Petrobras pela primeira vez em outubro de 2017, logo após as mudanças nas regras do regime de partilha da produção. Antes, a estatal brasileira era obrigatoriamente a controladora de todas as áreas do pré-sal, tendo participação mínima de 30% nos consórcios formados para a exploração. Desde então, com uma alteração aprovada pelo Congresso Nacional a pedido da gestão de Pedro Parente, a participação da estatal se tornou facultativa.

De acordo com Rodrigo Leão, economista do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (INEEP), os leilões estão acontecendo de maneira muito acelerada, o que facilita a entrada de empresas estrangeiras no país.

“Quando a Petrobras era obrigada a investir em tudo, o governo, de alguma forma, para poder leiloar, dependia da atuação da estatal. Como agora é uma opção participar dos leilões, isso facilita que outras empresas entrem se a Petrobras não tem recursos. Então hoje a Petrobras exerceu o direito em três áreas e em duas não conseguiu fazer ofertas superiores a outras empresas. Isso acelera os leilões”, apontou.

De acordo com a ANP, as regiões leiloadas nesta quinta-feira representam cerca de 14 bilhões de barris em reservas de óleo e gás, o que corresponde a quase 10% da estimativa de cerca de 150 bilhões de barris existentes na camada de pré-sal brasileiro.

Na opinião de Leão, com o leilão, além de perder a capacidade de geração de renda a partir do pré-sal, o país também terá sua geração de empregos reduzida.

“Estamos transferindo emprego e renda do Brasil para fora, porque essas empresas vão produzir com a mão de obra e equipamentos dos países de origem, reduzindo o emprego na indústria naval e em setores da engenharia. Estamos acelerando cada vez mais esse processo dos leilões, sugando um recursos real de dentro para fora. É um processo muito difícil de ser revertido”, apontou.

Redação SP

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Falta de higiene e duração de banho causam briga na Casa Laranja

Treta. Os ânimos andam exaltados em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV, apresentado por Rachel Sheherazade. Depois da decisão de…

43 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Com antecipação do álbum 2025, Imperatriz atualiza calendário do concurso de samba

Rio. Em mais uma etapa para o Carnaval 2025, a Imperatriz Leopoldinense atualizou nesta quarta-feira (8) seu cronograma do concurso…

1 hora ago
  • Televisão

SBT é acusado de fake news por matéria de caminhões multados no RS

SBT é acusado de fake news por reportagem sobre caminhões multados no RS Rio Grande do Sul. O SBT veiculou…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Marcelo Adnet assume cargo diretivo em escola de samba do Rio de Janeiro

Rio. Em assembleia realizada na noite desta terça-feira (7), o humorista Marcelo Adnet foi aclamado novo vice-presidente cultural da Botafogo…

2 horas ago
  • Televisão

Encontro de Davi e Mani Reggo será mostrado em documentário

Encontro de Davi e Mani Reggo será mostrado em documentário. Conteúdo da conversa, porém, será preservado. O casal se separou…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Evento com 32 escolas de samba de SP vai arrecadar doações para gaúchos

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza no próximo dia 18 de maio (sábado), a partir…

2 horas ago