Desempregados têm isenção por até três meses em trens e metrôs de São Paulo

Bilhete Único. Foto: Alexandre/GovernoSP

Bilhete Único. Foto: Alexandre/GovernoSP

Um dos principais entraves para quem está procurando emprego, além da ausência de renda, é justamente o gasto com deslocamentos para encontros e entrevistas, que nem sempre resultam em contratação.

Quem está nessa situação, no entanto, pode contar com um benefício de grande valia oferecido pela CPTM e o Metrô de São Paulo: um passe especial para quem foi demitido sem justa causa e está buscando uma nova oportunidade.

A medida atende quem está fora do mercado há, no mínimo, um mês e, no máximo, seis meses. A isenção vale por três meses, não renováveis, e o bilhete especial pode ser utilizado apenas nos sistemas de trens e metrô da Grande São Paulo.

É importante lembrar que é preciso apresentar a carteira de trabalho junto ao bilhete emitido toda vez que for utilizar alguma das linhas de transporte.

Como se cadastrar?

Quem for utilizar a CPTM precisa solicitar a Credencial para o Trabalhador Desempregado na Estação Barra Funda. O horário de funcionamento do posto é de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h às 16h.

O cadastro é realizado mediante a apresentação do RG, CPF, carteira de trabalho com a baixa do último emprego e o último termo de rescisão de contrato de trabalho.

No caso do Metrô, o interessado no Bilhete Especial do Desempregado deve seguir com os mesmos documentos até a Estação Marechal Deodoro, na Linha 3-Vermelha, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Comentários

 




    gl