Deputado oftalmologista oferece tratamento precoce em troca de likes no Youtube

Albert Dickson. Foto: Reprodução de Internet

Em vídeos em perfis de redes sociais, o oftalmologista e deputado estadual do Rio Grande do Norte pelo Pros, Albert Dickson, oferece consultas e prescrições do tratamento precoce contra a Covid-19, medicamentos comprovadamente ineficazes ou com eficácia não comprovada, em troca de likes e inscrições em seu canal no Youtube.

O paciente que quiser se consultar deve fazer um print da página e enviar a imagem para o WhatsApp de Dickson, com o nome completo, cidade e sintomas.

O médico fala abertamente em suas postagens que fará a consulta caso o paciente realize o processo, e já afirmou que atende “500 pessoas por dia, de 7h até 3h, todos os dias”. Ele conta com 201 mil inscritos no Youtube, além de 139 mil seguidores em dois perfis no Instagram e 50 mil no Facebook.

O link para a página do médico aparece em aplicativos de mensagens, como o Telegram, com a seguinte legenda: “Para consultar com esse médico precisa se inscrever no seu canal do YouTube, printar a página, enviar o print da inscrição pelo WhatsApp, o nome completo do paciente, cidade/estado e sintomas”.

Lucia Bezerra, de 53 anos, contou à BBC Brasil que realizou o processo. “Eu printei a inscrição no YouTube e ele me mandou a receita”, afirmou a mulher, que medica sua mãe, de 96 anos, com ivermectina de sete em sete dias desde o ano passado. “Pode ser que ele queira que o canal cresça. É estratégia dele, mas por mim, tranquilo”.

Em resposta à BBC, o deputado e médico diz que a inscrição em seu canal é uma “sugestão” porque publica em seu perfil do Instagram e no Youtube “pesquisas atualizadas” e “explica a doença de forma detalhada e nossa experiência com a mesma, além de tirar dúvidas ao vivo”.

Em vídeo publicano no dia 7 de março, o parlamentar deixa claro sua orientação. “Como que vocês vão ter direito à consulta? Vocês vão se inscrever no nosso canal, ganhando uma etapa no atendimento. Vocês vão printar e mandar para o meu WhatsApp. Quando você mandar, você já vai começar a ter o acesso à consulta comigo. O segredo é mandar o print”, afirma.

Em outro material divulgado no Instagram no dia 15 de março, o médico diz: “Nós temos uma sequência no atendimento. Você precisa ir lá no canal do nosso YouTube, se inscrever lá, printar e mandar mensagem para mim. Essa é a chave, vamos dizer assim, para entrar no nosso atendimento”. Na mesma rede social, ele compartilha vídeos e outros materiais com constantes orientações e defesas dos medicamentos do tratamento precoce.

Comentários

 




    gl