Categories: BrasilPolítica

Decreto de armas segue inconstitucional e favorece milícias, diz MPF

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão que integra o Ministério Público Federal (MPF), disse em nota técnica que a nova versão do decreto de armas do presidente Jair Bolsonaro é inconstitucional e pode favorecer “organizações criminosas e milícias”.

O documento foi enviado ao Congresso Nacional e à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que também já haviam analisado o primeiro decreto de armas assinado pelo presidente. A segunda versão foi feita após a anterior apresentar brechas que permitiam porte de fuzis ao cidadão comum.

No parecer, de nove páginas, a PFDC afirma que a nova versão do decreto presidencial “não só manteve a inconstitucionalidade e ilegalidade” do texto anterior como “em ‘diversos aspectos agravou a violação’ ao Estatuto do Desarmamento”.

Segundo o documento elaborado pela PFDC, a não obrigação de que munições compradas sejam marcadas com número de série pode dificultar o controle e a apuração de crimes, o que “certamente facilitará o acesso a elas por organizações criminosas e milícias e o aumento da violência no Brasil” e “cria as condições para a venda em larga escala e sem controle de munições e armas”.

Em relação aos fuzis, a nota diz, ainda, que apesar de ter restringido o porte de fuzis, o novo decreto continua permitindo a compra e posse (ou seja, o direito de ter a arma em casa). “Ou seja, qualquer pessoa poderá adquirir e manter em sua residência ou local de trabalho armas de alto potencial destrutivo. Apenas não poderá portá-las, ou seja, levá-las consigo fora dos referidos espaços privados.”

Durante a campanha presidencial, Jair Bolsonaro popularizou um gesto entre seus seguidores: os braços flexionados e as mãos fechadas, exceto pelo polegar e o indicador, estendidos para simbolizar um revólver. A pose revelava uma promessa de campanha: o desejo de liberalizar ainda mais a posse e o porte de armas de fogo aos brasileiros.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: ArmasCongresso NacionaldestaquefuzisJair BolsonaroMinistério Público FederalProcuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Recent Posts

  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

28 minutos ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

5 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Inocentes está entre enredo autoral ou reedição

Rio. A Inocentes de Belford Roxo realizou na noite da última quinta-feira (25) reunião presidida pelo presidente administrativo Icaro Ribeiro e…

16 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho: ‘Ludmilla não entende muito desse assunto de religiões africanas’

Martinho da Vila, do alto da sabedoria de seus 86, em entrevista à Veja: "Ludmilla não entende muito desse assunto…

16 horas ago
  • Carnaval/RJ

Diogo Nogueira é homenageado por Paolla Oliveira por aniversário com vídeo fofo

O amor é lindo. Para comemorar os 43 anos de Diogo Nogueira, a atriz Paolla Oliveira publicou um vídeo com…

18 horas ago
  • Carnaval/RJ

Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da Liesa

Carnaval 2025: Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da…

19 horas ago