Datafolha: Doria deixa governo de São Paulo com 23% de aprovação

João Doria, durante entrevista coletiva. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

João Doria, durante entrevista coletiva. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A gestão do governador João Doria, do PSDB, terminou com reprovação de 36% no estado de São Paulo e aprovação de 23%, segundo pesquisa feita pelo Instituto Datafolha publicada nesta quarta-feira (6) pelo jornal “Folha de São Paulo”.

O Datafolha também questionou os entrevistados sobre as realizações do governo Doria: 74% dos entrevistados disseram que ele fez menos pelo o estado do que o esperado; 16% afirmaram que João Doria fez o esperado e 6% disseram que ele realizou mais do que previam.

O levantamento também mediu o índice de confiança dos paulistas pelo tucano: 42% dos entrevistados disseram que nunca confiam em João Doria, 11% afirmaram que sempre confiam.

A taxa de quem “às vezes” confia foi de 48% para 45% agora. Entre apenas os entrevistados que consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom, a reprovação da gestão Doria é de 51%.

Entre jovens de 16 e 24 anos, no recorte por faixa etária, Doria tem menos aprovações, apenas 19% consideram seu governo bom ou ótimo. Para os funcionários públicos, o índice ruim ou péssimo é de 54%. De um modo geral, os números mostram que os índices se mantiveram estáveis em relação à consulta anterior, realizada em dezembro.

Mirando a eleição presidencial, João Doria renunciou ao cargo no governo de São Paulo no último dia 31. Rodrigo Garcia, do PSDB, seu vice, assumiu o estado.

Avaliação do governo Doria:

Ótimo/bom: 23%
Regular: 39%
Ruim/péssimo: 36%
Não sabe/não respondeu: 2%

Intenções de votos

O levantamento também mediu as intenções de voto de candidatos ao governo de São Paulo. No primeiro cenário, Fernando Haddad, do PT, se mantém à frente na disputa pelo governo de São Paulo com 29% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Marcio França, do PSB, com 20%, e o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, do Republicanos, com 10 %. O atual governador Rodrigo Garcia, do PSDB, marcou 6%. No segundo cenário, sem França, Haddad vai a 35%. Tarcísio e Garcia aparecem empatados com 11%.

O levantamento ouviu 1.806 pessoas em 62 municípios na terça-feira (5) e quarta-feira (6). A margem de erro da pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-03189/2022, é de dois pontos para mais ou menos.

Leia também:

+ Datafolha anima esquerda com possibilidade de governar Rio e SP

+ PSB formaliza indicação de Geraldo Alckmin para ser vice de Lula

 

Comentários

 




    gl