Datafolha aponta que para indecisos, Bolsonaro foi o pior no debate, que teve Tebet como destaque

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/TV Bandeirantes

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/TV Bandeirantes

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra que o presidente Jair Bolsonaro, do PL, teve a pior avaliação entre eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco no primeiro debate entre os candidatos à presidência da República, realizado na noite deste domingo (28), nos estúdios da TV Bandeirantes, em São Paulo.

O encontro foi uma iniciativa do portal UOL, do Grupo Bandeirantes, do jornal Folha de São Paulo e da TV Cultura. Ao todo, foram convidados seis candidatos; Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil). A organização definiu as regras em reunião com as campanhas e a posição de cada candidato no estúdio foi definida por sorteio.


Leia também:

+ Mulheres, atacadas por Bolsonaro, roubam o protagonismo de 1º debate

+ Tensão: Lula e Bolsonaro não ficam lado a lado em debate; Ciro protesta


Qualitativo (quando grupos menores de eleitores são entrevistados sem objetivo de refletir toda a população), o levantamento entrevistou 64 pessoas divididas em três salas virtuais em um aplicativo. Todos os participantes avaliaram a performance dos candidatos bloco a bloco e no final elegeram quem se saiu melhor.

Mais da metade dos ouvidos, 51%, consideram que Bolsonaro saiu como grande perdedor. Para 43%, Simone Tebet, do MDB, que foi a principal crítica direta do presidente, foi quem se saiu melhor.

Jair Bolsonaro registrou o pior desempenho nos três blocos. No primeiro, quando atacou Lula sobre o tema corrupção, 41% acharam que ele foi pior. No segundo bloco, quando fez ataques machistas e misóginos contra a jornalista Vera Magalhães e Simone Tebet, o índice foi para 45% e subiu um ponto no último bloco, quando tentou explicar o ódio contra as mulheres.

Para 21% dos indecisos ouvidos, o ex-presidente Lula, do PT, foi quem teve a pior performance e 14% apontaram a senadora Soraya Thronicke (União Brasil). O candidato do PDT, Ciro Gomes, teve a segunda melhor avaliação entre os indecisos: 23% consideraram o pedetista melhor no debate.

Ao final do debate, 67% disseram que mudaram de opinião sobre o voto – 80% deles consideraram o debate importante para essa definição.

Levantamento Quaest destaca Ciro e Tebet

Levantamento do Instituto Quaest apontou que Ciro Gomes teve 51% das menções positivas, Tebet teve 41% e Lula apareceu com 38%. Bolsonaro alcançou 35% de menções positivas. D’Ávila teve 34% e Soraya apareceu com 32% das menções positivas.

Briga nos bastidores

O ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro, Ricardo Salles, e o deputado Federal e integrante da campanha de Lula, André Janones (Avante), trocaram ofensas nos bastidores do primeiro bloco.

Comentários

 




    gl