Datafolha: 49% dos brasileiros apoiam o impeachment de Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução de TV

Pesquisa divulgada neste sábado (15) pelo Instituto Datafolha, mostra que 49% dos brasileiros apoiam o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto 46% se dizem contrários.

+ Datafolha: Lula lidera com folga e venceria Bolsonaro por 23 pontos

+ PoderData: empate entre Lula e Bolsonaro no 1º turno e ampla vantagem do petista no 2º

+ Datafolha: aprovação do governo Bolsonaro atinge o menor patamar

+ Veja a cobertura completa da CPI da Covid-19 no Senado Federal

O levantamento indica um crescimento da rejeição ao presidente. Isso porque na última pesquisa, realizada em março deste ano, 50% afirmavam se opor ao impeachment, enquanto 46% se declararam a favor. Houve, portanto, uma inversão de posições.

Na série de sondagens do Datafolha sobre o tema, o impeachment chegou a ser rejeitado por 53% dos entrevistados em janeiro, ante 42% apoiando a cassação.

Os dados desta semana também mostra pela primeira vez o grupo favorável ao afastamento apareceu numericamente à frente do grupo contra essa medida.

Apesar da vantagem numérica, a situação é de empate técnico entre as duas posições, pois a oscilação está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. O nível de confiança é de 95%.

O detalhamento da pesquisa revela ainda que o apoio ao afastamento de Bolsonaro é maior entre jovens de 16 a 24 anos (57%), moradores do Nordeste (também 57%), desempregados que procuram emprego (62%) e pessoas que dizem ter muito medo do novo Coronavírus (60%). Já entre eleitores do ex-presidente Lula, o apoio ao
impeachment atinge o pico de 74%.

+ maioria da população apoia CPI, mas não crê em efetividade

A maioria da população brasileira acredita que os senadores agiram bem com a criação da CPI da Covid-19 no Senado, mas acredita que a investigação será apenas uma encenação. A pesquisa mostra que 82% dos entrevistados apoiam a comissão.

Apenas 11% da população consideraram um erro a instalação da CPI da Covid-19, 2% se disseram indiferentes e 5% afirmaram não saber.

Entre o eleitorado que aprova a gestão do presidente Jair Bolsonaro, principal crítico da CPI, 67% concordam com a comissão. Já entre quem é crítico ao presidente o índice é ainda maior: 90%.

Apesar da maioria concordar com a instalação da CPI, 57% avaliam que a comissão vai fazer apenas uma encenação. Já 35% estão esperançosos para quem a CPI vai levar a investigação até o fim a sério. 6% não souberam responder e 2% deram outras repostas.

+ metade da população não tomou conhecimento da CPI

Metade da população brasileira afirma que não tomou conhecimento sobre a comissão. Disseram estar informados, 52% dos entrevistados. Já 48% afirmaram não ter conhecimento sobre a investigação. Outros 14% consideram-se bem informados a respeito da CPI, 27% mais ou menos informados e 10% mal informados.

O apoio à CPI entre os que estão a par do assunto é de 84%. O índice que cai para 79% entre os que declaram desconhecê-lo.

+ Sidney Rezende: ‘Habeas corpus de Pazuello não facilita encontro com a verdade’

+ Bolsonaro sugere que Lula é ‘filho do capeta’; assista

+ Entre Lula e Bolsonaro, FHC já fez a sua escolha e disse que fará campanha

+ Gil do Vigor virá garoto-propaganda de marca de iogurte

+ Vídeo: Juliana Paes fala de cena onde tapa sexo de ator caiu

+ Juliette não teve contrato renovado com a Globo

+ INSS voltará a bloquear benefícios por falta de prova de vida; veja como fazer

+ Paes diz que Rio pode ter Carnaval e Réveillon em 2022

Comentários

 




    gl