Categories: Brasil

Daniel Silveira usou licença médica na PM para evitar ser ficha suja e garantir eleição, diz The Intercept Brasil

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) teve uma problemática carreira como policial militar antes de se candidatar nas eleições de 2018. Segundo reportagem do site The Intercept Brasil, o histórico disciplinar mostra que Silveira passou 80 dias presos no quartel, entre 2013 e 2017.

Para evitar que se tornasse inelegível pela Lei da Ficha Limpa, por causa do processo administrativo disciplinar, o ex-PM acumulou diversas licenças médicas. “Os atos praticados pelo soldado revelam atitudes incompatíveis com a condição de policial militar”, diz relato de seus superiores em documento obtido pelo The Intercept Brasil.

“Em virtude de numerosas transgressões disciplinares cometidas ao longo de 2013 e 2017, por atrasos e faltas aos serviços”, enumera o documento, além de 26 dias de prisão e 54 dias de detenção, “o soldado acumulou em seu histórico 60 sanções disciplinares, 14 repreensões e duas advertências”. Silveira, segundo consta no boletim, deixa “cristalina a sua inadequação ao serviço na Polícia Militar”.

Entre os motivos para a detenção de Silveira por tanto tempo estão mau comportamento, faltas, atrasos e, principalmente, a gravação e postagem de vídeos ofensivos durante ações de patrulhamento, diz a reportagem.

Segundo um sargento ouvido pelo The Intercept Brasil, “Silveira não agia como um policial, mas como um participante do BBB”. “As gravações lembravam programas policialescos, com exposição de suspeitos presos ou mesmo mortos. Silveira gostava de imitar o Wagner Montes [apresentador de noticiário policial e político]. Ele [Silveira] falava abertamente que iria usar a PM como trampolim para carreira política. Não agia como um policial, mas como um participante do BBB. Isso gerou muito problema com outros policiais”. Além disso, segundo o sargento, Silveira “ficava mais preocupado em gravar vídeos para se promover. Muitas vezes se descuidava da própria segurança”.

Apesar dos problemas que teve na PM, Silveira só foi excluído da corporação ao ter sua candidatura confirmada. Ele foi eleito com 32 mil votos.

A reportagem do The Intercept Brasil procurou Silveira, mas o deputado não retornou o contato.







Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Grande Conquista 2: veja como foi a votação da primeira zona de risco

Votação. Na nova fase de A Grande Conquista 2, reality da RecordTV, os conquisteiros participaram, na noite dessa terça-feira (14),…

53 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Quanto mais eu rezo…! Veja a logo do enredo da Vila Isabel

Carnaval. Nesta quarta-feira (15) foi a vez da Unidos de Vila Isabel anunciar seu enredo para o Carnaval de 2025…

59 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval: Conheça todos os enredos do Grupo Especial do Rio de Janeiro 2025

Carnaval: Conheça todos os enredos do Grupo Especial do Rio de Janeiro 2025 Carnaval. Nesta quarta-feira (15) foi a vez…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

‘Caminho diferente da maioria das outras escolas’; presidente da Vila explica escolha do enredo

Carnaval. Nesta quarta-feira (15) foi a vez da Unidos de Vila Isabel anunciar seu enredo para o Carnaval de 2025…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Sorteio da Série Ouro acontece em junho; conheça os pares

Rio 2025: Sorteio da Série Ouro acontece em junho; conheça os pares: Carnaval. No dia 18 de junho acontece o…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Vila Isabel lança enredo e público já conhece todos os temas do Grupo Especial

Rio 2025: Vila Isabel lança enredo e público já conhece todos os temas do Grupo Especial Carnaval. Nesta quarta-feira (15)…

2 horas ago