Curto-circuito pode ter causado incêndio em hospital no Rio

Incêndio atinge prédio do Hospital Badim. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Incêndio atinge prédio do Hospital Badim. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital Badim, na Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, na Zona Norte do Rio, na noite desta quinta-feira (12) e deixou ao menos onze pessoas mortas.

O hospital informou que “ao que tudo indica, um curto-circuito no gerador do prédio 1 provocou um incêndio, espalhando fumaça para todos os andares do prédio antigo”. A unidade é particular e tem capacidade para cinco mil atendimentos por mês.

Por conta das chamas, funcionários retiraram os pacientes do local às pressas e os colocaram nas calçadas, onde receberam atendimento. Oito pessoas com queimaduras graves nas vias respiratórias foram transferidas e internadas em hospitais próximos, tanto privados como públicos, após inalação de grande quantidade de fumaça.

Onze corpos foram retirados de dentro da unidade durante a madrugada desta sexta-feira. Ainda não há informações sobre a identidade deles pois a identificação oficial só poderá ser feita a partir das 8h desta sexta, no Instituto Médico Legal (IML).

O vice-governador do Rio, Claudio Castro (PSC), havia afirmado às 22h20 que uma pessoa morreu. Ainda não se sabe se era paciente ou funcionário.

De acordo com os bombeiros, o fogo foi controlado por volta das 19h45. No entanto, ainda havia muita fumaça, com cheiro forte, saindo da unidade de saúde. Grupos de médicos, enfermeiros e técnicos pediram passagem entre a multidão que se aglomerava em volta, incluindo parentes e amigos de pacientes. Os profissionais levavam equipamentos de sustentação, como monitores cardíacos e tubos de oxigênio.

Incêndio atinge prédio do Hospital Badim. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Incêndio atinge prédio do Hospital Badim. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde informou que também está auxiliando na retirada dos pacientes. Em nota, a secretaria disse que, ao todo, 15 ambulâncias dos hospitais Getúlio Vargas, Carlos Chagas, Adão Pereira Nunes e de diversas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foram enviadas ao local. Unidades hospitalares do estado também disponibilizaram leitos para pacientes feridos.

Além das ambulâncias, o Instituto de Assistência aos Servidores do Estado (Iaserj), que fica a poucos metros do local do incêndio, recebeu pacientes da unidade, que foram estabilizados e transferidos para outras unidades. Ainda há buscas e possibilidade de mais corpos no interior do hospital, de acordo com a Defesa Civil do Estado.

Em nota, a direção do Hospital Badim informou que está sendo disponibilizado o número de Whatsapp (021) 9 7101-3961 e o e-mail [email protected] para que os familiares dos pacientes envolvidos no incêndio entrem em contato para receber informações sobre sua localização.

O Hospital

O Hospital Badim, que faz parte do grupo Rede D’Or São Luiz, foi fundado há 19 anos. O complexo tem 15,7 mil m² de área construída, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), centro cirúrgico e uma equipe com mais de 60 médicos. Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, a unidade tem 183 leitos, 50 deles de UTI. Não foi informado quantos leitos estavam ocupados no momento do incêndio.

Comentários

 




    gl