Cultura vive dia histórico na cidade do Rio de Janeiro

Cristo Redentor. Foto: Reprodução/Facebook

A Cultura do Rio de Janeiro vive um momento histórico neste 29 de maio de 2020. Foi publicado no Diário Oficial do Município a regulamentação do Fundo Municipal de Cultura (FMC), uma conquista após mais de dez anos de luta dos mais diversos segmentos do setor cultural.

O FMC financia Políticas Públicas de Cultura do Município com recursos destinados a programas, projetos e ações culturais em regime de colaboração e cofinanciamento com a União e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e terno“Agradeço ao prefeito Marcelo Crivella pelo feito histórico, ao Conselho Municipal de Cultura que criou o texto a partir de ampla mobilização da sociedade civil, e à Câmara de Vereadores que aprovou o Sistema Municipal de Cultura em uma votação maciça que mostrou a importância e a convergência de todos na luta por uma conquista que é do povo carioca”, diz o secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder.

As receitas do Fundo Municipal de Cultura serão constituídas a partir das mais diversas fontes tais como transferência dos órgãos federais e estaduais, contribuições de mantenedores e patrocinadores, resultados de vendas de ingressos e espetáculos, subvenções e auxílios, inclusive, de organizações internacionais.

Os recursos destinados ao FMC serão geridos e administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e fiscalizados pelo Conselho Municipal de Política Cultura (CMPC), e vão financiar projetos e ações culturais selecionados por meio de editais públicos ou qualquer outra forma admitida em lei.










Comentários

 




    gl