Crivella inaugura escola para 548 alunos em Curicica, na Zona Oeste

Crivella descerra a placa de inauguração da escola Lincoln Bicalho. Ao lado, a aluna Letícia Ferreira - Edivaldo Reis/Prefeitura do Rio

Crivella descerra a placa de inauguração da escola Lincoln Bicalho. Ao lado, a aluna Letícia Ferreira – Edivaldo Reis/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, inaugurou nesta sexta-feira (27), o novo prédio da Escola Municipal Lincoln Bicalho Roque, em Curicica, Zona Oeste da cidade.

Com a entrega das novas instalações, os 548 alunos da unidade deixam de utilizar as salas provisórias instaladas no pátio do Ciep Rubens Paiva, no mesmo bairro.

“Não há nada mais importante para um governo que abrir uma escola. Estamos inaugurando um futuro melhor para nossas crianças. Uma escola é o melhor remédio contra a violência”, disse o prefeito.

Crivella elogiou a iniciativa da estudante Letícia Ferreira, de 11 anos, integrante da comissão que cobrou do secretário de Educação o término das obras da escola, fechada desde 2015. Emocionada, a aluna do 6º ano lembrou que vai usufruir pouco das novas instalações.

“Estou muito feliz pela nova escola. A gente não tinha muito espaço lá no Ciep para as atividades, ficava espremido. E eu não pedi (o fim das obras) só pra mim, porque já estou no 6º ano e terei que ir para outra escola ano que vem”.

O novo prédio da Lincoln Bicalho Roque foi construído no mesmo endereço das antigas instalações, seguindo modernos padrões de acessibilidade, climatização e acústica para proporcionar conforto aos alunos, professores e demais servidores. Um exemplo foi a instalação de forros e painéis de vedação termoacústicos e esquadrias especiais.

“A comunidade de Curicica está de parabéns por ter se organizado e pressionado para que a gente finalizasse a obra. Essa escola é um presente para vocês”,  afirmou o secretário Municipal de Educação, Cesar Benjamin.

: Crivella descerra a placa de inauguração da escola Lincoln Bicalho. Ao lado, a aluna Letícia Ferreira - Edivaldo Reis/Prefeitura do Rio
: Crivella descerra a placa de inauguração da escola Lincoln Bicalho. Ao lado, a aluna Letícia Ferreira – Edivaldo Reis/Prefeitura do Rio

O prédio tem fachada dupla com brise-soleil, dispositivo contra a incidência direta do sol que permite a passagem de correntes de ar, tornando o espaço escolar mais confortável e arejado. Já as fachadas duplas são fundamentais para diminuir a temperatura no interior da edificação, ainda gerando economia de energia por meio da otimização do uso de condicionadores de ar.

A escola tem 24 salas de aula, biblioteca e quadra coberta. Até o fim do ano, a unidade manterá o funcionamento em dois turnos, com 18 turmas e 548 alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Presente ao evento, o secretário Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Indio da Costa, deu uma outra boa notícia para a área educacional. “Até o fim do ano, serão licitadas as obras de 101 escolas que precisam de reformas”, adiantou Indio.

Comentários

 




    gl