CPI da Covid: Omar Aziz é eleito presidente; Renan é escolhido como relator

Omar Aziz e Renan Calheiros. Foto: Agência Senado/Alex Pazuello-Jane de Araújo.

O Senado faz nesta terça-feira (27) a 1ª reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19, que apura as ações e omissões do governo Bolsonaro no combate à pandemia do novo Coronavírus.

Com o voto de oito dos 11 membros titulares da comissão, o senador independente Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito presidente da CPI. Com sete votos e quatro abstenções, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento de instalação do colegiado, foi eleito vice-presidente.

Após assumir a mesa, Omar definiu que o que o senador Renan Calheiros (MDB) será o relator.

A Justiça Federal do Distrito Federal havia determinado nesta segunda-feira (26) que Renan não poderia ser o relator da CPI da Covid. A decisão atendeu pedido da deputada federal Carla Zambelli (PSL), aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) suspendeu a liminar do juiz na manhã desta terça-feira. O desembargador Francisco de Assis Betti, vice-presidente do TRF-1, acatou pedido da Advocacia do Senado Federal, protocolado na madrugada desta terça-feira.

“Vislumbra-se a possibilidade de grave risco de dano à ordem pública, na perspectiva da ordem administrativa, diante de uma interferência do Poder Judiciário no exercício de prerrogativa conferida pelas normas regimentais internas das Casas Legislativas e que são inerentes ao exercício da própria atividade parlamentar”, diz o desembargador.

Assista:

 

Comentários

 




    gl