Categories: BrasilPolítica

CPI da Covid-19 ouve ex-assessor de Pazuello no Ministério da Saúde

A CPI da Covid-19 ouve, nesta quinta-feira (5), o empresário Airton Antonio Soligo, conhecido como Airton Cascavel, que teria atuado informalmente como o “número dois” do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

O executivo teria participado de agendas públicas e reuniões administrativas com o ex-ministro, exercendo influência sobre decisões da pasta. Após a informalidade vir à tona, Pazuello o nomeou como assessor especial, cargo ocupado de junho de 2020 a março de 2021.

Cascavel era apontado por gestores estaduais e municipais como o “ministro de fato” da pasta, por ser quem resolvia muitas das questões burocráticas e logísticas do ministério.

O requerimento do vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, destacou que, durante a gestão Pazuello, Cascavel teve papel preponderante e citou que o Brasil presenciou o colapso dos sistemas de saúde nesse período.

Após ser exonerado da pasta, Cascavel assumiu, em 3 de maio deste ano, a Secretaria de Saúde de Roraima – na gestão do governador Antonio Denarium -, mas deixou o cargo em 20 de julho, alegando ter sido reinfectado pela Covid-19 e ter comorbidades.

Contudo, dias antes, a Procuradoria da República no Distrito Federal apresentou à CPI da Covid-19 uma notícia de fato contra Pazuello e investigando o fato de Cascavel atuar sem vínculo com o governo federal.

A situação de Cascavel é semelhante a do empresário Carlos Wizard, que atuou informalmente cumprindo agendas administrativas. Wizard, porém, decidiu não ficar na gestão. Outra semelhança é que ambos conheceram Pazuello durante a Operação Acolhida, com refugiados venezuelanos em Roraima, e a partir daí entraram no governo.

Cascavel foi deputado federal pelo PPB (atual Progressistas) por Roraima (1999-2002), estado no qual é empresário do ramo de transporte e de turismo. Ele foi candidato à Câmara dos Deputados em 2018, pelo Republicanos, mas não foi eleito.

O empresário chega ao depoimento amparado por um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe concede o direito ao silêncio em situações que o incriminem.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Airton CascavelCPI da CovidCPI da Covid-19Eduardo PazuelloMinistério da Saúde

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Terceiro Milênio divulga título e logotipo do enredo para o Carnaval 2025

Campeã do Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo deste ano, a Terceiro Milênio fará em seu próximo…

11 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Show histórico de Madonna emociona 1,5 milhão de fãs

Música. Histórico! Excepcional! Inesquecível! Faltam palavras para descrever o show que a cantora Madonna realizou neste sábado (4) nas areias…

9 horas ago
  • Famosos

SRzd especial Paulo Gustavo: ‘Leblon raiz’ e uma cidadã de bem…

O SRzd relembra momentos marcantes da carreira do ator Paulo Gustavo, um dos gênios do humor no Brasil. Há três…

14 horas ago
  • Carnaval/SP

Casal principal de mestre-sala e porta-bandeira deixa Uirapuru da Mooca

Rebaixada para o Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a Uirapuru da Mooca anuniou…

18 horas ago
  • Carnaval/RJ

SRzd especial Paulo Gustavo: Carnaval, sempre em pauta!

O SRzd relembra momentos marcantes da carreira do ator Paulo Gustavo, um dos gênios do humor no Brasil. Há três…

19 horas ago
  • Famosos

SRzd especial Paulo Gustavo: ‘Dia de sábado a gente acorda como?’

O SRzd relembra momentos marcantes da carreira do ator Paulo Gustavo, um dos gênios do humor no Brasil. Há três…

19 horas ago