Categories: BrasilPolítica

Covid-19: Ministério da Saúde tem 72h para explicar mudança na divulgação de mortes

O Ministério Público Federal instaurou um procedimento extrajudicial para apurar os motivos que levaram o Ministério da Saúde a excluir o número total de óbitos por Covid-19 das estatísticas divulgadas. O despacho estipulou prazo de 72h para o ministro interino da Saúde, general do Exército Eduardo Pazuello, enviar informações sobre o assunto.

Aberto pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral, o procedimento pediu informações e documentos, incluindo a cópia do ato administrativo que determinou a retirada do número acumulado de mortes do painel.

O ministro da Saúde deverá esclarecer se houve outras modificações e subtrações de dados públicos relativos à pandemia. Em caso positivo, é preciso especificar os fundamentos técnicos que embasaram essa decisão.

Governo omite informações da pandemia em site oficial

O Ministério da Saúde escalonou a restrição a informações. Primeiro, passou a atrasar a divulgação dos números, que ocorria no meio tarde da tarde e foi para as 22h. Em seguida retirou o número total de mortes, o que ocorreu pela primeira vez na sexta-feira (5) e foi oficializado neste sábado (6). São revelados somente os dados das últimas 24h.

O presidente Jair Bolsonaro falou em uma rede social a respeito da mudança: “As rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados. Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão”.

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde na noite deste sábado (6) mostram que Brasil registrou 904 óbitos causados pela Covid-19 nas últimas 24h. O total de mortes agora é de 35.930.








 

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: CoronavírusCovid-19destaqueJair BolsonaroMinistério da SaúdeMinistério Público FederalPandemia

Recent Posts

  • Rio de Janeiro

VÍDEO: Mascarada, Madonna ensaia em Copacabana

VÍDEO: Mascarada, Madonna ensaia em Copacabana Estrela do pop internacional atraiu atenções durante a noite desta quinta-feira (2) na orla…

8 horas ago
  • Televisão

Cena de sexo com personagens de Paolla Oliveira e Nanda Costa faz web ferver: ‘Entregando tesão’

Bastidores. Em Justiça 2, Jordana e Milena transam e fãs elogiam química do casal: 'Entregando tesão'. Cena da primeira vez de…

9 horas ago
  • Música

Bruno Mars anuncia shows no Brasil

Música. Agora é oficial: Bruno Mars, ou Bruninho para os brasileiros, voltará ao país. Depois do estrondoso sucesso no The…

10 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Thiago Luz discute com Mc Jey Jey em A Grande Conquista 2

Treta. Os ânimos seguem exaltados em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV. Thiago Luz, dono da Casa Azul, discutiu com…

10 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Logun-Edé; leia a sinopse do enredo da Unidos da Tijuca

Rio. A Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2025, quando será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de…

11 horas ago
  • Famosos

Radamés dá argumento polêmico ao falar de pedir perdão a Belo por traição com Viviane

Bastidores. Após revelar ter tido um envolvimento com Viviane Araújo enquanto a atriz ainda estava casada com o cantor Belo,…

11 horas ago