Covid-19: Conass pede 90 dias de transição para o fim de emergência

Máscaras em varal. Foto: Pikist

Máscaras em varal. Foto: Pikist

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)  vai pedir ao Ministério da Saúde um período de transição de 90 dias antes da divulgação do fim do estado de emergência pela Covid-19. Segundo o órgão, o documento será entregue nesta terça-feira (19) ao Governo Federal.

No domingo (17), em pronunciamento, o ministro Marcelo Queiroga disse que vai decretar o fim do estado de emergência. A retirada da condição impacta as ações contra o novo Coronavírus, a exemplo do financiamento de novas ações na saúde pública até medidas epidemiológicas mais práticas.

Apesar de o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ter anunciado o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia, a decisão vai contra o Comitê de Emergência da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo a Organização, a Covid-19 ainda é “um evento extraordinário que continua a afetar negativamente a saúde das populações em todo o mundo, representa um risco contínuo de propagação internacional e interferência no tráfego internacional, e requer uma resposta internacional coordenada”.

A OMS havia se reunido dias antes da declaração do governo brasileiro. No encontro, o presidente da Organização, Didier Houssin, disse que está “preocupado com o crescente cansaço entre as comunidades em todo o mundo em resposta à pandemia e os desafios colocados pela falta de confiança na orientação científica e nos governos”.

Para a OMS, a situação de emergência internacional segue da mesma forma, pelo menos, pelos próximos três meses. Nos Estados Unidos, o governo de Jon Biden manterá a situação de emergência sanitária pelo mesmo período proposto pela OMS.

Leia também:

+ Queiroga sobre fim da emergência de Covid-19: ‘precisamos conviver com essa doença’

Comentários

 




    gl