Consumo de bebida alcoólica prejudica a imunidade durante a pandemia?

Diante da quarentena provocada pela pandemia do novo Coronavírus, o aumento do consumo de bebida alcoólica cresceu no Brasil com aumento de 800% de vendas de bebidas online por delivery de acordo com reportagem da revista “Época”. O consumo também supera 26,5% para os americanos e mais de 65% dos russos pela vodca, como informaram as agências GfK e Nielsen.

Mas é preciso cuidado para que a bebida alcoólica não se torne uma vilã e uma porta de entrada para a saúde e também da chegada da Covid-19

Nutricionista formada há 14 anos, a doutora Izabela Freitas destaca o quanto de cuidado que cada cidadão deve tomar nesse período.

“A imunidade está ligada diretamente com sua alimentação, rotina de exercício, excesso de consumo de bebida alcoólica”, diz a profissional.

“Em tempos de Coronavírus, estamos com a rotina muito diferente de nosso dia-a-dia e logo estamos consumindo mais bebida alcoólica. Ela é prejudicial na dieta e na questão imunidade pois o álcool é extremamente imunosupressor, principalmente quando consumido demasiadamente. Ele afeta as células de defesa ao nosso organismo favorecendo com que o vírus chegue ao nosso corpo mais rapidamente e avance de forma exacerbada”, completou a nutricionista ressaltando que não proibe o uso da bebida alcóolica em sua totalidade.

“Muitos pacientes me perguntam se estão proibidos de beber uma bebida alcoólica, seja um vinho, uma caipivodka, caipisaquê. Não está proibido, mas é preciso quantificar o que é bebido ao longo de uma semana porque além de aumentar o valor calórico consumido você estará prejudicando todo o sistema imunológico, algo muito importante nesse período da pandemia. Ninguém quer ir parar no hospital com qualquer infecção que pode não ser o coronavírus e acabar se expondo, não é ?”

Sua dica para esse período de confinamento é o vinho tinto seco que tem calorias mais baixas e faz bem ao organismo.

“O vinho tinto seco é positivo, e muito legal para se beber diariamente, mas em doses pequenas, sabendo que uma taça de 125ml tem aproximadamente 150 calorias, um valor calórico reduzido, além da uva tinta ter vários antioxidantes que favorecem muito o nosso corpo”, explicou.

Autora do E-book “55 receitas saudaveis práticas e econômicas” com dicas providenciais de alimentação para pessoas comuns e atletas amadores, Izabela oferece uma dica importante para reforçar a imunidade durante a quarentena: o shot de limão com gengibre.

“Uma dica legal para reforçar a imunidade principalmente nesse período é um shot, ou seja, uma dose bem pequenina. Eu gosto muito de fazer quando acordo, mas é possível fazer à noite ou antes de dormir. Um limão espremido, meia colher de café de cúrcuma ou açafrão da terra, e meia colher de café de gengibre em pó. Misture. Fica maravilhoso”, finaliza.










Comentários

 




    gl