Confira o que abre e fecha em São Paulo no feriado de 9 de julho

Cidade de São Paulo. Foto: Reprodução de Internet

Cidade de São Paulo. Foto: Reprodução de Internet

O Dia da Revolução Constitucionalista, comemorado anualmente no dia 9 de julho é considerado feriado estadual em São Paulo, fato que gera interdições de vias, suspensão do rodízio municipal e alteração da programação dos trens do Metrô e da CPTM.

As agências bancárias não estarão funcionando nesta terça-feira. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a população poderá procurar por canais alternativos de atendimento – mobile, internet banking, telefone e caixas eletrônicos – para realizar as operações bancárias.

O Rodízio Municipal de Veículos (para veículos de passeio e pesados) estará suspenso, em razão da previsão de redução da circulação de veículos. A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados também estarão suspensas durante o feriado. Na quarta-feira (10), o rodízio e as restrições voltam a vigorar normalmente.

As ciclofaixas de lazer de São Paulo estarão ativadas durante o feriado , das 7h às 16h, para aqueles que quiserem aproveitar a terça-feira andando de bicicleta.

Interdições

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Avenida Raqueb Chohfi será interditada parcialmente, entre a Avenida Aricanduva e a Rua Forte do Araxá, na região de São Mateus, zona leste, a partir das 10h00, para obras da Estação Jardim Colonial, da Linha 15 Prata – Monotrilho do Metrô. A obra tem previsão de 24 meses de duração e ocorrerão no canteiro central da avenida.

A Avenida Custódio de Sá e Faria, entre as ruas Antônio Sazerdas e Arruda Cabral, no Jardim Elba, também será interditada nesta terça, das 10h00 às 21h00, para a realização do evento ”Celebrando a Vida”, promovido pelo Instituto Mensagem de Paz.

Metrô

Segundo o Metrô , as estações Penha, Vila Matilde, Guilhermina/Esperança, Patriarca, Artur Alvim e Corinthians/Itaquera (inclusive a área de transferência para a CPTM) ficarão fechadas durante todo o dia.

A circulação dos trens na Linha 3-Vermelha ocorrerá normalmente entre as estações Palmeiras/Barra Funda e Carrão. O Metrô irá disponibilizar 30 ônibus gratuitos do sistema PAESE – Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência – que irão circular ininterruptamente a partir das 4h20 até às 1h de quarta, para atender aos passageiros no trecho interditado.

CPTM

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ( CPTM ), o feriado provocará alteração na programação dos trens. Confira:

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)

Das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de energia e na via nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização entre as estações Morumbi e Santo Amaro. O intervalo médio entre os trens será de 24 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Das 4h às 19h, os trabalhos serão realizados na via entre as estações Mooca e Tamanduateí. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio. Também haverá serviços nas proximidades da Estação Tatuapé. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre as estações Luz e Brás e de 30 minutos entre as estações Brás e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart e nas proximidades da estação Engenheiro Manoel Feio. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Poupatempo, Detran e Procon

Os postos do Poupatempo estarão fechados nesta terça-feira, assim como as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran). Os postos de atendimento do Procon nas estações Sé, Santo Amaro e Itaquera; as audiências, setor administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico (151) e atendimento eletrônico do Procon também não estarão funcionando no feriado . Os serviços voltam a funcionar normalmente na quarta-feira (10).

Comentários




    gl