Como manter a saúde financeira em tempos de pandemia

Economia. Foto: Reprodução

Em um momento de crise como este que estamos enfrentando, sem precedentes, não sabemos ainda dimensionar sua extensão e conseqüências na macro e micro economia, ou seja, para o mundo, para o país e diretamente para nossas vidas.

Para minimizar os impactos da crise e superar momentos difíceis, a consultora financeira Daniela Godinho desenvolveu a técnica 4 C (Conhecer, Controlar, Cultivar e Cooperar). A especialista garante que essas dicas são fundamentais para quem quer atravessar esse momento de crise, provocada pelo Covid-19, diminuindo os impactos em sua saúde financeira, através de decisões importantes que todos precisam tomar.

Daniela ainda afirma que, “através da experiência (atual) de países que estão passando por esse momento especial, precisamos nos cercar de cuidados, iniciarmos um plano de ajustes e cortes no CUSTO e ESTILO de vida, fazer o orçamento doméstico e nos preparar para possíveis momentos de turbulência econômica, como diminuição da renda”.

PASSO 1 – CONHECER

Anote em um caderno ou planilha suas contas e valores mensais, dividindo suas despesas em dois grupos: CUSTO e ESTILO de vida.

Custo de vida: representa os gastos de primeira necessidade. São despesas que você acredita não poderem, em nenhuma hipótese, eliminar do seu orçamento, pois referem-se à sua sobrevivência, tais como: prestação da casa, aluguel, energia, água, alimentação, medicamentos.

Estilo de Vida: representa os gastos de segunda e terceira necessidades. São mais flexíveis à diminuição de frequência e até cortes em momento de crise, tais como: fast food, vestuário, planos de dados.

Avalie quais gastos pesam mais e quais são mais importantes.

Coloque essas informações em uma planilha ou caderno e compare com sua receita mensal atual. Tente fazer diminuições, trocas de planos, coloque metas de gastos e até corte de gastos se necessário, para que mantenha ou recupere seu equilíbrio financeiro.

A decisão a ser tomada dependerá da situação do seu orçamento doméstico.

PASSO 2 – CONTROLAR

Fique alerta, pois a falta de iniciativa e de organização poderá piorar sua situação financeira neste momento.

Agora de hora de um aprofundamento ainda maior. Faça o Orçamento Doméstico (planilhamento de receita e despesas completo) e não se esqueça de priorizar o necessário.

Em um possível aumento no tempo de quarentena ou diminuição da sua receita, essa economia fará grande diferença.

Mantenha o foco! Se a crise se agravar e, conseqüentemente, suas finanças apertarem, priorize somente o básico, o “essencial”. Provavelmente, após a crise do Coronavírus, medidas como: anistia de juros e reparcelamentos estarão à disposição para pagamento de contas atrasadas.

PASSO 3 – CULTIVAR

Algumas das suas atitudes pessoais e até emocionais podem te prejudicar neste momento delicado. Não desanime! Veja as dicas abaixo:

Tente manter uma rotina saudável, cultivando sua Saúde Física, Familiar, Emocional e Financeira.

Para quem está trabalhando em home office, mantenha uma rotina de horários e disciplina com seus compromissos e prazos.

Cultive suas Metas e Sonhos, isso vai te ajudar a manter o foco.

Cuidado com as compras por impulso feitas através da internet. Acreditando que o prazer imediato vá preencher o vazio que está sentindo, algumas pessoas acabam comprando online em exagero e se justificando com a frase: “Eu mereço!”.

Pense em um “plano B”. Use a criatividade para desenvolver novas idéias, serviços, produtos, enfim, algo que possa oferecer online utilizando as redes sociais e gerar alguma renda extra.

PASSO 4 – COOPERAR

Procure trabalhar em conjunto com sua família e equipe para vencer todas as suas batalhas e realizar todas as suas metas.

Mais do que nunca esse é um momento de cooperação e união.

Com 27 anos de experiência profissional, Daniela Godinho –  uma das poucas profissionais do Brasil com Bacharelado em Economia Doméstica é uma das pioneiras e mais atuantes estudiosas e consultoras em Economia Doméstica, Finanças Pessoais, Comportamentais e Consumo Consciente na atualidade.

Autora do livro: Inteligência Financeira – Faça MAIS com menos (Editora Scortecci) 5a. edição, já ministrou mais de 4.000 cursos e palestras para milhares de pessoas em cerca de 650 empresas, faculdades, escolas e cooperativas de todo Brasil.










 

 

Comentários

 




    gl