Pesquisa: Com medo, 23% dos brasileiros não falam de política no ambiente familiar

Conflito familiar. Foto: Pikist

Conflito familiar. Foto: Pikist

Pesquisa realizada pelo Instituto Sivis entre 6 de maio e 9 de junho de 2023, envolvendo 1.128 pessoas maiores de 18 anos, através de entrevistas telefônicas e presenciais, aponta que 23% dos brasileiros optam por não expressar suas opiniões sobre assuntos políticos em contextos familiares, seja de forma frequente ou constante, devido ao receio de possíveis reações adversas.

Dos entrevistados, 21% revelaram que ocasionalmente evitam discutir política, também devido à preocupação com as reações de seus familiares. Por outro lado, 16% raramente se abstêm de abordar o tema, enquanto 40% nunca deixam de expressar suas opiniões sobre questões políticas, relata o jornal “Folha de São Paulo”.

O objetivo do Instituto Sivis ao realizar esse levantamento foi analisar a prática de autocensura das pessoas em diversos contextos sociais.

Além disso, o estudo também investigou se as pessoas se inibem de opinar sobre questões políticas em outros ambientes, como com amigos, colegas de trabalho e nas mídias sociais.

Os resultados mostraram uma tendência semelhante: 22% sempre ou frequentemente evitam se manifestar com amigos, 23% fazem o mesmo com colegas de trabalho e 25% nas redes sociais.

Os entrevistados também foram questionados sobre o receio de serem alvo de perseguição ou represálias por parte de autoridades devido a críticas públicas a políticos ou políticas públicas. De acordo com a pesquisa, 17% dos entrevistados afirmaram sentir esse temor sempre ou com frequência.

Comentários

 




    gl