Categories: BrasilPolítica

Com 80% do ministério definido, Lula projeta anúncio dos nomes escolhidos

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta sexta-feira (2), durante entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil, onde são realizadas as reuniões da equipe de transição em Brasília, que já tem “80% do ministério na cabeça”, mas que só deve anunciar os nomes após sua diplomação como presidente da República, marcada para 12 de dezembro.

“Depois vou ser diplomado no dia 12. Então depois que eu for diplomado, depois que for presidente da República, reconhecido e diplomado, aí eu vou começar a escolher meu ministério. Não precisa ficar angustiado, nervoso, criando expectativa. Eu, no fundo no fundo, já tenho 80% do ministério na cabeça, mas eu não quero construir o ministério para mim, quero ministério para as forças políticas que me ajudaram a ganhar as eleições. Na medida em que eles tiveram coragem de ir para a rua comigo, de enfrentar a adversidade que nós enfrentamos, as provocações, porque foi uma eleição muito complicada”, explicou Lula.


Leia também:

+ IBGE: 62,5 milhões de brasileiros estão na pobreza

+ Tebet revela rombo de governo Bolsonaro e possível uso criminoso de Auxílio


“A base do meu ministério será a base que eu tinha no meu segundo mandato, acrescido do Ministério dos Povos Originários”, disse o presidente eleito. “A gente precisa dar um sinal de respeito à população indígena que vive no nosso país”, completou. Outra mudança definida pela equipe de transição é voltar a dividir a pasta de Economia em duas, retornando os ministérios da Fazenda e do Planejamento.

Outra confirmação feita foi a de que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, não será ministra. Durante a coletiva de imprensa, ela esteve a todo momento ao lado do presidente eleito, que justificou a decisão reconhecendo o trabalho que ela vem desempenhando na liderança da sigla: “Ser presidente desse partido hoje é tão ou mais importante do que ser ministra”.

O petista afirmou também que ainda deverá conversar com partidos menores e representantes de setores da sociedade que apoiaram sua eleição antes de anunciar o gabinete ministerial.

PEC da Transição

O presidente eleito mostrou-se confiante na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) enviada ao Congresso na segunda-feira (28) para modificar o orçamento. O texto propõe, por exemplo, a retirada do teto de gastos do benefício de R$ 600 do programa Auxílio Brasil, que deverá voltar a se chamar Bolsa Família.

“O que me interessa é a PEC que nós mandamos e já foi conversada com várias lideranças, com os presidentes do Senado e da Câmara”, ressaltou Lula ao ser questionado sobre o que poderia ser concedido pela aprovação do texto atual: “Se precisar negociar, nós sabemos fazer acordo”.
https://twitter.com/LulaOficial/status/1598710316766052356?ref_src=twsrc%5Etfw

Lula: “Ministro da Economia será a cara do meu primeiro mandato”

A respeito do ministério da Economia, Lula falou que o nome escolhido para assumir o Ministério da Economia – que deverá ser desmembrado em Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio – do futuro governo será alguém com a “cara do sucesso” registrado ao longo de seu primeiro mandato, de 2003 a 2006.

Lula enfatizou que vai se envolver nas decisões. “O ministério tem autonomia, mas quem ganhou as eleições fui eu. Obviamente quero ter inserção nas decisões políticas e econômicas desse país”, declarou.

Uma dessas decisões será a de prezar pelo aumento real do salário mínimo todos os anos, afirmou Lula. “Todos os anos haverá aumento real aos trabalhadores que ganham um salário mínimo e aos aposentados. O crescimento do PIB será repartido entre a sociedade brasileira”.

Assista:

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Porchat se emociona com Déa Lúcia no teatro: ‘Feliz e muito triste’

Porchat se emocionacom Déa Lúcia no teatro: 'Feliz e muito triste' Fábio Porchat se emocionou com a presença de Déa…

26 minutos ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo da Acadêmicos do Tatuapé para o Carnaval 2025

Terceira colocada no Carnaval de 2024, a Acadêmicos do Tatuapé lançou o seu enredo para o desfile do próximo ano…

44 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Ex-BBB 24 faz mistério sobre desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025

Ex-BBB 24 faz mistério sobre desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025 Rio. Alane Dias concedeu entrevista ao Grupo Liberal…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

‘Ópera dos Terreiros: O canto do encanto da alma brasileira’; leia a sinopse de mais um enredo 2025 no Rio

Ópera dos Terreiros: O canto do encanto da alma brasileira; leia a sinopse de mais um enredo 2025 no Rio…

2 horas ago
  • Televisão

Emoção e revolta: Ana Maria e tutor de Joca choram ao comentar morte do cão

Emoção e revolta: Ana Maria e tutor de Joca choram ao comentar morte do cão. Cachorro morreu durante transporte feito…

3 horas ago
  • Televisão

Treta? Temos! A Grande Conquista vira caos e puro suco de confusão; confira

Treta? Temos! A Grande Conquista vira caos e puro suco de confusão! Reality show da RecordTV começou há poucos dias…

3 horas ago