Categories: BrasilPolíticaSão Paulo

Cidade de São Paulo terá ônibus gratuito aos domingos

A Prefeitura de São Paulo dará passe livre no transporte coletivo de ônibus na cidade aos domingos, da 0h às 23h59. A medida tem validade para toda a população e entrará em vigor no próximo dia 17. A gratuidade também ocorrerá no dia de Natal (25), em 1º de janeiro, e no aniversário da cidade, em 25 de janeiro.

Para utilizar os ônibus gratuitamente será necessário o uso do bilhete único – que não será descontado aos domingos e nesses feriados. As pessoas que não possuem o cartão serão liberadas na catraca pelo cobrador ou pelo motorista.

“A catraca ficará utilizável e o passageiro que encostar o bilhete único terá o acesso liberado. Para o usuário que não tem o bilhete único, o cobrador tem um bilhete de bordo que vai liberar a catraca. Para os casos de ônibus que não têm cobrador, o motorista tem um dispositivo que tem condições de liberar a passagem”, explicou o diretor-presidente da SPTrans, Levi Oliveira.

Todas as 1.175 linhas de ônibus da cidade que operam aos domingos terão a passagem gratuita, em um total de 4.830 veículos. Normalmente, o sistema transporta nesse dia cerca de 2,2 milhões de passageiros.

Estudos

Estudos da SPTrans demonstram que, aos domingos, há 60% de capacidade ociosa nos ônibus. Dessa forma, segundo a Prefeitura, o sistema terá como absorver um eventual aumento do número de passageiros.

De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o município não terá de aumentar os repasses de recursos para as concessionárias de ônibus, já que o sistema opera com 60% de ociosidade daquilo que é contratado das empresas.

“No nosso estudo, a gente identificou que é possível fazer a gratuidade mesmo aumentando o número de passageiros. Não será necessário aumentar o número de linhas de ônibus e do efetivo da nossa frota”, disse Nunes. A Prefeitura deixará de arrecadar anualmente, no entanto, cerca de R$ 280 milhões, provenientes do pagamento das passagens.

“O valor que a gente abre mão da receita será compensado com a utilização pela sociedade do sistema de transporte para poder conhecer a cidade. Também a gente poderá sentir nesses próximos domingos uma ativação da economia na cidade, comprar ali uma água, comprar um algodão doce, uma pipoca, utilizar os espaços da cidade aos domingos, fazer um lanche fora de casa. E uma questão fundamental que é uma questão da saúde mental”, destacou o prefeito.

* Com informações da Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Eduardo Dussek emociona público em homenagem a Ney Matogrosso

Música. A participação do cantor e compositor Eduardo Dussek nesse sábado (25) no programa Altas Horas, da TV Globo, apresentado por…

25 minutos ago
  • Cinema
  • Entretenimento
  • Famosos

Briga entre atrizes e segurança no Festival de Cannes viraliza na web

Treta. Os ânimos andam exaltados em Cannes, na França. Uma nova confusão entre uma atriz e uma segurança marcou a…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Catia Paganote e Fernando Sampaio comentam sobre Xuxa

A apresentadora Xuxa Meneghel voltou a ser assunto dentro de A Grande Conquista 2, reality da Record TV, apresentado por…

2 horas ago
  • Brasil

Cheryl Berno concorre à vaga de desembargadora do TRF2

Nessa segunda-feira (27), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília, os conselheiros e conselheiras da OAB federal, quatro…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Angola! Tom Maior decide reeditar enredo histórico para disputar Acesso

Um enredo histórico, com um samba que marcou uma década e uma comunidade aguerrida que fará de tudo para conquistar…

3 horas ago
  • Cinema
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Morre Richard Sherman, compositor de clássicos da Disney

Morreu nesse sábado (25), aos 95 anos, em Beverly Hills, nos Estados Unidos, o compositor norte-americano Richard Sherman, autor de…

4 horas ago