Categories: Brasil

Ciclovia Tim Maia negligenciou as forças das intempéries

Estive hoje de manhã na ciclovia da Av. Niemeyer no trecho que ruiu. Eu mesmo tirei as fotos postadas. Impressionante como a chuva provocou uma enxurrada que arrastou a vegetação e a terra da encosta, levando primeira a mureta de concreto da Avenida, depois uma antiga tubulação metálica (desativada) da CEDAE e por fim derrubando no mar um pedaço da ciclo via.

É bom frisar que não foi na altura da comunidade do Vidigal, no trecho a encosta era desocupada e bem vegetada. É a natureza mostrando também seu poder.

Ciclovia Tim Maia. Foto: Cezar L. F. Pires

A ciclovia inaugurada em 2016 no ritmo das olimpíadas negligenciou as forças das intempéries em um local de fortes ondas, ventos e com grande potencial de deslizamento em uma encosta íngreme. Mas isso não era novidade para nenhum carioca.

Construída com seu tabuleiro apenas apoiado, sem amarração no restante da estrutura (vigas e pilares), desconsiderou outros esforços além do esforço normal, isto é, o peso de cima para baixo. Temos engenharia suficiente para edificar uma estrutura resistente naquele local, porém se fazia necessário estudos mais intensos.

Ciclovia Tim Maia. Foto: Cezar L. F. Pires

O estudo deveria dimensiona-la para resistir também solicitações de baixo para cima devido a ondas, como a que causou o primeiro desastre em 2016 e lateralmente devido a rajadas de ventos e impactos oriundos de desbarrancamento de encostas, como a que a derrubou ontem.

Ciclovia Tim Maia. Foto: Cezar L. F. Pires

Estudos de clima de ondas e ventos para se chegar a uma onda e uma rajada de vento de projeto (valores máximos a qual a estrutura seria capaz de resistir), bem como simulações para solicitações à impactos laterais como o de ontem, deveriam ter sido realizados. Mas claro demandariam mais tempo e dinheiro.

A triste história recente desta obra que não reflete a imagem alegre dos shows de quem a batiza com seu nome.

Ciclovia Tim Maia. Foto: Cezar L. F. Pires

* Artigo escrito por Cezar L. F. Pires, professor de Engenharia Ambiental

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Morre Luizinho, mestre-sala principal da Rosas de Ouro por mais de uma década

Luto na Roseira. A Sociedade Rosas de Ouro informou, na noite desta quinta-feira (2), a morte de Luiz Antonio Butinhão…

17 minutos ago
  • Rio de Janeiro

VÍDEO: Mascarada, Madonna ensaia em Copacabana

VÍDEO: Mascarada, Madonna ensaia em Copacabana Estrela do pop internacional atraiu atenções durante a noite desta quinta-feira (2) na orla…

10 horas ago
  • Televisão

Cena de sexo com personagens de Paolla Oliveira e Nanda Costa faz web ferver: ‘Entregando tesão’

Bastidores. Em Justiça 2, Jordana e Milena transam e fãs elogiam química do casal: 'Entregando tesão'. Cena da primeira vez de…

11 horas ago
  • Música

Bruno Mars anuncia shows no Brasil

Música. Agora é oficial: Bruno Mars, ou Bruninho para os brasileiros, voltará ao país. Depois do estrondoso sucesso no The…

12 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Thiago Luz discute com Mc Jey Jey em A Grande Conquista 2

Treta. Os ânimos seguem exaltados em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV. Thiago Luz, dono da Casa Azul, discutiu com…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Logun-Edé; leia a sinopse do enredo da Unidos da Tijuca

Rio. A Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2025, quando será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de…

13 horas ago