Clima: chuvas colocam 302 cidades em estado de emergência; governo libera R$ 700 mi

Chuvas na Bahia. Foto: Governo da Bahia

Chuvas na Bahia. Foto: Governo da Bahia

Os eventos do clima mudaram a realidade de quase 400 cidades brasileiras nos últimos dias.

Temporais colocaram cidades da Bahia, de Minas Gerais, do Piauí e Tocantins em estado de emergência. No Sul, a seca severa afeta municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

As chuvas obrigaram autoridades de defesa civil a decretar situação de emergência em 302 cidades do país. O panorama mais grave se concentra na Bahia e em Minas; 151 e 124 municípios com emissão de alerta, respectivamente.

Os decretos de emergência permitem aos municípios benefícios como ajuda humanitária, repasse de recursos e auxílio em obras urbanas.

Na Bahia, o número de mortos em consequência das chuvas chegou a 25. Mais de 91 mil estão desabrigados ou desalojados. Em Minas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil contabiliza 2,6 mil pessoas desabrigadas e outras 11,3 mil desalojadas.

No Tocantins, as prefeituras de Ipueiras e São Miguel publicaram decretos de emergência por causa das enchentes, assim como Miracema e Paranã. De acordo com Defesa Civil tocantinense, 147 pessoas foram afetadas pelas enchentes e 32 municípios são monitorados.

No Piauí, o governo do estado decretou situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, incluindo as cidades de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves.

+ governo Federal libera verba:

O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), editou, nesta sexta-feira (31) medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 700 milhões para assistência social à população de áreas afetadas por fortes chuvas.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a quantia será destinada “enfrentamento das consequências das fortes chuvas que acometeram diversas regiões do Brasil”.

Comentários

 




    gl