Castro e Freixo empatam tecnicamente em 1º e 2º turnos no Rio, aponta pesquisa

Cláudio Castro e Marcelo Freixo. Foto: Governo Rio/Divulgação/Marcelo Freixo/Reprodução/Twitter

Cláudio Castro e Marcelo Freixo. Foto: Governo Rio/Divulgação/Marcelo Freixo/Reprodução/Twitter

A eleição para o governo do Rio de Janeiro tende a espelhar as forças políticas que devem disputar a presidência da República em 2022.

Pesquisa Quaest/Genial, divulgada nesta terça-feira (22), mostra o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, do PL, e o deputado federal Marcelo Freixo, do PSB, estão empatados tecnicamente na disputa pelo Governo do Rio.

O atual governador do Rio de Janeiro, eleito na chapa como vice, ao lado de Wilson Witzel, do PSC – afastado após um processo de impeachment em abril deste ano – é mais alinhado a Jair Bolsonaro, do PL.

Já Freixo representa a força política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que venceria todos os cenários – incluindo contra Bolsonaro – para assumir o cargo de presidente para um terceiro mandato.

O levantamento aponta um simulação com seis nomes na disputa. Também foram citados o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves, do PDT, que aparece com 9% e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, do PT, com 4% das intenções de voto. Felipe Santa Cruz, do PSD, tem 3% e Paulo Ganime, do Novo, aparece com 1%.

grafico

Segundo Turno

Numa simulação de segundo turno, Freixo e Castro empatam de novo tecnicamente, com 34% para o atual governador e 30%, para o candidato do PSB.

Em outras disputas na segunda fase da eleição, Claudio Castro vence todos os adversários. Contra Santa Cruz, ganha de 39% a 15%. E se enfrentasse Neves, sairia vitorioso com 36% a 20%. Já Freixo empataria também com Rodrigo Neves.

Cenário 2

Castro – 39%
Santa Cruz – 15%
Branco/Nulo/Não pretende votar – 36%
Indecisos – 11%

Cenário 3

Castro – 40%
Ganime – 11%
Branco/Nulo/Não pretende votar – 38%
Indecisos – 11%

Cenário 4

Castro – 36%
Neves – 20%
Branco/Nulo/Não pretende votar – 34%
Indecisos – 10%
Cenário 5

Freixo – 29%
Neves – 24%
Branco/Nulo/Não pretende votar – 37%
Indecisos – 10%

Pesquisa

O levantamento, patrocinado pela Banco Genial, ouviu 1.200 pessoas presencialmente entre 15 e 18 de março. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-07593/2022.

Leia também:

+ Bolsonaro sobre Paulo Guedes: ‘Ruim com ele, pior sem ele’

+ Governo zera imposto de importação do etanol e seis alimentos

Comentários

 




    gl