Categories: BrasilPolítica

Casamento de Lula e Janja: o que se sabe sobre a cerimônia e festa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a socióloga Rosângela Silva se casam na noite desta quarta-feira (18), numa festa para 150 convidados, em São Paulo. Durante o evento, marcado para 19h, será proibido o uso de celulares e a segurança nos arredores do local, mantido em sigilo para a imprensa, será reforçada.

Ainda não há informações sobre o formato religioso escolhido, mas a benção deve ser dada por dom Angélico Sândalo Bernardino, que conhece Lula desde os anos 1970.

Segundo o jornal “Folha de São Paulo”, um dos critérios dos noivos para fechar a lista de convidados foi considerar pessoas que são próximas de ambos, entre políticos, familiares, artistas, amigos e funcionários dos noivos e do PT. A discrição tem sido um pedido do casal.

Janja e Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PT

Detalhes da cerimônia e festa

Segundo Léo Dias, colunista do “Metrópoles”, a celebração terá pelo menos dez ambientes diferentes, com projeto de decoração totalmente personalizado para cada um. Próximo ao palco onde acontecerão shows, terá um bar, uma mesa de quatro metros para servir sobremesa e uma ilha gastronômica de seis metros para outras especialidades ao gosto dos noivos, como pratos árabes, canapés quentes, massas, carnes e diversidade de aperitivos.

Ainda segundo o jornalista, toda a decoração da cerimônia foi contratada por fora, sob assinatura de uma arquiteta que recebeu a missão de personalizar a ambientação do espaço. Além do bar de drinques fornecido pela casa de festas, o casal teria comprado bebidas extras sofisticadas, como 36 unidades de um vinho tinto argentino, mais 60 unidades de um de origem espanhola e 114 unidades de espumante de origem nacional.

Janja e Lula. Foto: Reprodução/Facebook/Lula

Sem exorbitância

Por conta das especulações a respeito dos custos do casamento, o assessor do ex-presidente, José Crispiniano, afirmou que “não haverá nenhuma exorbitância”.

Ao jornalista Julinho Bittencourt, ele disse ainda que o ex-presidente e Janja vão bancar o evento com recursos próprios, mas não informou o valor a ser gasto pelo casal. A festa está prevista para durar nove horas.

Vestido da noiva

Apesar das poucas informações divulgadas do casamento, já se sabe que Janja vai usar um vestido assinado pela estilista Helô Rocha, segundo apurado pelo site “Universa”. A designer revelou detalhes da peça: um vestido longo, em organza (tecido feito de seda) na cor off white e coberto de bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, uma cidade da região do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte.

O vestido começou a ser produzido em janeiro e passou por quatro provas. O valor da peça não foi informado, mas a estilista já assinou vestidos para noivas famosas como Ísis Valverde e Preta Gil.

O casal

Janja ganhou destaque no universo de Lula em 2019, quando o petista ainda estava preso na Polícia Federal de Curitiba. Socióloga, ela é filiada ao PT desde 1983, se formou na Universidade Federal do Paraná, entre 1990 e 1994, especializando-se em História e Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável. Foi servidora da Itaipu Binacional durante 14 anos e também atuou como assessora da Eletrobras.

Janja e Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PT

Janja e Lula começaram o relacionamento no fim de 2017, mas só o tornaram público em 2019. Eles devem passar a lua de mel em São Paulo, sem viajar, porém também sem local divulgado.

Nos bastidores, Janja é tida como uma figura de influência sobre Lula e vista com bons olhos por interlocutores do petista. “Eu agora estou com a Janja, que é muito politizada, tem uma cabeça política boa e é muito feminista”, disse Lula em entrevista ao podcast “Mano a Mano”, do cantor Mano Brown.

Terceiro casamento de Lula

Trata-se do terceiro casamento de Lula, que foi casado por dois anos com Maria de Lourdes da Silva, que morreu por hepatite em 1971, e por 43 anos com Marisa Letícia, que morreu em fevereiro de 2017, vítima de um AVC.

Eleições 2022

Esta é a primeira pausa na pré-campanha de Lula, quando uma série de eventos e encontros políticos pavimentaram a chapa com o ex-governador Geraldo Alckmin, seu vice na disputa ao Planalto. A agenda do ex-presidente deve ser retomada na próxima semana, com viagem para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Leia também:

+ Ao lado de Collor e caciques do Centrão, Bolsonaro diz que velha política passou

+ Rodrigo Garcia, governador de SP, diz se prefere Lula ou Bolsonaro

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos

Suposto pivô da separação de Gracyanne e Belo cita inveja em post

Após 16 anos de união, Gracyanne Barbosa confirmou o fim do casamento com o cantor Belo nesta quinta-feira (18). A influenciadora…

5 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Solteira, Preta Gil abre o jogo e cogita relacionamento aberto

Preta Gil está cogitando a possibilidade de ter um relacionamento aberto. A revelação aconteceu nesta quinta-feira (18), durante o programa…

35 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Equipe de Gracyanne Barbosa e Belo rompe silêncio sobre separação

O casamento de Belo, de 49 anos, e Gracyanne Barbosa, de 40, chegou ao fim depois de 16 anos juntos.…

1 hora ago
  • Famosos

Davi vive dias de glória: surpresa nas ruas e live para os jovens

Davi vive dias de glória: surpresa nas ruas e live para os jovens. Campeão do BBB 24, o baiano gravou…

10 horas ago
  • Carnaval/RJ

São Clemente comunica a morte de mestre Tião Belo

São Clemente comunica a morte de mestre Tião Belo. Anúncio foi feito pelas redes sociais da escola da Zona Sul…

11 horas ago
  • Carnaval/RJ

Compositor Moacyr Luz recebe encomenda de samba-enredo para 2025 na Sapucaí

Rio. O presidente Dudu, da União do Parque Acari, se encontro com o compositor Moacyr Luz. O objetivo da reunião…

11 horas ago