Categories: Brasil

Após cancelamento de exposição por gestão Witzel, coletivo se apresenta na rua

Em cartaz desde o dia 4 de dezembro na Casa França-Brasil, a exposição “Literatura Exposta” foi encerrada no último domingo (13) — um dia antes do encerramento oficial. A ordem foi da Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro.

Com o cancelamento, foram interrompidas atividades que estavam previstas para serem realizadas no último dia de exposição. Para o coletivo “És Uma Maluca”, responsável pela intervenção artística, a ação foi uma forma de censura.

“A proibição arbitrária por parte da Secretaria Estadual de Cultura nos causa perplexidade e imensa preocupação, pois mais uma vez estamos claramente sendo submetidos a censura. A performance que faríamos seria uma continuidade da proposta apresentada na instalação ‘A Voz do Ralo e a Voz de Deus’ e já havia sido informada e aprovada pela CFB [Casa França-Brasil]”, destacou o coletivo pelo Facebook.

Por meio de nota enviada à imprensa, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira, falou sobre o cancelamento. De acordo com o secretário, medida se deu por causa de uma apresentação que não estava prevista em contrato. “O referido contrato não inclui em seu objeto a programação informada para o último dia do evento”, destacou.

O governador do Rio, Wilson Witzel, também se posicionou sobre o caso. Em entrevista à imprensa, no último domingo, ele disse que cancelamento não se trata de censura. Witzel reforçou também a declaração do secretário sobre uma apresentação que não estava prevista em contrato.

No entanto, em postagem no Facebook, o curador da exposição Álvaro Figueiredo enfatizou que tal apresentação havia sido aprovada. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, Figueiredo apresentou, ainda, troca de e-mails que confirma que CFB não teria se oposto às performances.

Apresentação pública

O coletivo És Uma Maluca anunciou que fará uma performance na rua como forma de manifestação à ação da Secretaria de Cultura do Rio. A intervenção artística será realizada nesta segunda-feira (14), às 18 horas, em frente à CFB. O conteúdo da apresentação não foi divulgado.

Leia a nota do coletivo na íntegra:

O Coletivo És Uma Maluca lamenta profundamente o cancelamento da exposição Literatura Exposta, na Casa França-Brasil (CFB), onde faríamos uma performance no encerramento, neste domingo (13/02) à noite.

A proibição arbitrária por parte da Secretaria Estadual de Cultura nos causa perplexidade e imensa preocupação, pois mais uma vez estamos claramente sendo submetidos a censura. A performance que faríamos seria uma continuidade da proposta apresentada na instalação A Voz do Ralo e a Voz de Deus e já havia sido informada e aprovada pela CFB.

A situação é grave pois indica mais um atentado à produção simbólica e cultural, dentro de todo o contexto no qual entramos, há apenas duas semanas. Mais uma tentativa de silenciamento de vozes que provocam crítica e convidam à reflexão.

Como coletivo da Zona Norte do Rio de Janeiro, nós do EUM não vamos nos calar. Este trabalho é apenas o início de um processo que terá muitos desdobramentos e ações.

Por isso, convidamos a todos para fazermos um ato após a desmontagem da exposição, na segunda (14/01), às 18h, em frente à CFB. VAMOS REALIZAR A PERFORMANCE NA RUA!

Mais do que nunca, será importante a presença de outros coletivos, agentes culturais, artistas e pessoas em geral que também temem por esse grave momento pelo qual estamos passando.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Vídeo: Homem enfrenta cheia do Guaíba para resgatar nove gatos; assista

Herói. Um vídeo do motoboy Geovane de Oliveira, de 31 anos, resgatando animais no Rio Grande  do Sul viralizou nas…

48 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Unidos de Padre Miguel define calendário de disputa de samba

Rio. A Unidos de Padre Miguel divulgou nesta terça-feira (14) o cronograma de ações para o seu projeto de Carnaval…

59 minutos ago
  • Carnaval/SP

Anunciado fim de reinado de Mileide Mihaile no Carnaval de São Paulo

Mileide Mihaile não é mais rainha de bateria da Independente Tricolor. A informação foi dada pela escola em suas páginas…

2 horas ago
  • Televisão

A Grande Conquista 2: primeira dinâmica tem treta e gritaria

Treta. O clima de confraternização da festa que aconteceu na madrugada de domingo (12) ficou para trás na Mansão de A…

4 horas ago
  • Televisão

Repórter do Mais Você é hostilizada no RS e desabafa ao vivo; assista

Repórter do Mais Você é hostilizada no RS e desabafa ao vivo. Entrada diretamente do Rio Grande do Sul causou…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Coreógrafo se despede e explica saída da Mocidade Unida da Mooca

Nildo Jaffer não é mais coreógrafo da comissão de frente da Mocidade Unida da Mooca, agremiação que integra o Grupo…

5 horas ago