Categories: Brasil

Campanha de vacinação contra sarampo é estendida por mais um dia

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, iniciada no primeiro dia de agosto, terá seu fim nesta sexta-feira (31). No entanto, o Ministério da Saúde decidiu acrescentar mais um dia no calendário de imunizações. No sábado (01) será feito o segundo dia D de vacinação, com intenção de alcançar a meta de imunizar o público alvo contra as doenças. Mais de 3 milhões de crianças ainda não foram vacinadas.

O Ministério da Saúde previa uma vacinação de 95% das crianças contra a poliomielite e o sarampo. A última atualização enviada pelos estados mostra que, até a última terça-feira (28), apenas 70% se vacinaram. Em todo o país, foram aplicadas mais de 15,7 milhões de doses das vacinas (cerca de 7,8 milhões de cada). O Amapá foi o único estado que superou a meta do Ministério, atingindo 99,81% para pólio e 99,43% para sarampo.

Desta forma, postos de saúde foram aconselhados a abrirem por mais um dia para que cerca de 3,3 milhões sejam imunizados. O público alvo da campanha são crianças entre um e cinco anos, que ainda não estão protegidas contra as doenças.

“Nós ainda temos quatro dias até o término da campanha com o novo esforço de um Dia de mobilização em um sábado. Queremos impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil. Por isso, convocamos pais e responsáveis a levarem as crianças que ainda não foram vacinadas aos postos de saúde, independente da situação vacinal anterior, já que, neste ano, a campanha é indiscriminada”, ressalta o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Os estados com menor cobertura, são Rio de Janeiro, com 51,2% do público-alvo vacinado para pólio e 52,4% para sarampo; e Distrito Federal, que tem 54% pólio e 53,7% sarampo. Já entre as capitais, destacam-se Boa Vista (RR), com 38,4% para pólio e 38,3% para sarampo; seguida por Salvador (BA), com 38,8% pólio e 38,4% sarampo.

Campanha de vacinação

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país.

Casos de Sarampo no Brasil

Até a última terça-feira (28), foram confirmados 1.553 casos; com 6.975 ainda sob investigação. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas que já acumula 1.211 casos, e em Roraima, com o registro de 300 casos da doença.

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que circula no momento no país é o mesmo que circula na Venezuela. Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (16); Rondônia (2), Pernambuco (2) e Pará (2).

Sete óbitos pela doença foram confirmados em todo o Brasil. Sendo 4 óbitos no estado de Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro) e 3 óbitos no estado do Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 do município de Manaus e 1 do município de Autazes).

Casos de sarampo no Mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os casos de sarampo chegaram a um número recorde na Europa. Os dados, divulgados pela Organização na última segunda-feira (20) revelam que cerca de 41 mil crianças e adultos foram infectados com sarampo, na Região Europeia, nos primeiros seis meses de 2018. O número para esse período excede os 12 meses reportados em todos os outros anos desta década.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

7 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

9 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

9 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Sexta ou sábado? Qual o dia e posição de desfile com mais títulos em São Paulo?

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

10 horas ago