Categories: Brasil

Campanha de Meirelles teria enviado mensagens pelo WhatsApp para beneficiários do Bolsa Família

A campanha de Henrique Meirelles, candidato derrotado do MDB à Presidência da República, teria feito disparos em massa de mensagens pelo WhatsApp para números de telefone de beneficiários do programa social Bolsa Família. A denúncia foi publicada nesta segunda-feira (05), em uma reportagem do portal UOL.

De acordo com a publicação, disparos em massa foram realizados durante o primeiro turno da eleição presidencial. O conteúdo das mensagens era variado, porém com foco em políticas sociais positivas para o grupo beneficiado pelo programa social. Uma das mensagens destaca um “Bolsa Família ainda melhor” com a promessa de um “benefício extra para deixar seu filho em uma creche particular”.

O envio de mensagens para esses números pode ter sido feiro de forma ilegal. A Justiça Eleitoral permite apenas o envio de mensagens para pessoas que se voluntariaram para recebê-las. Além disso, A legislação garante o sigilo de números telefônicos de quem recebe o benefício do Bolsa Família. Seu uso, divulgação ou cessão para outros fins é restringido.

Campanha pela internet

Oficialmente, a campanha de Meirelles contratou — por R$ 2 milhões — a empresa Deep Marketing para sua campanha na internet. Entre os serviços prestados pela Deep Marketing, estão a construção e manutenção de um site, a gestão de redes sociais e o envio de mensagens via WhatsApp.

A reportagem do UOL aponta que entre os sócios da Deep Marketing está o empresário Lindolfo Antônio Alves Neto, dono da Yacows. A empresa presta serviços de envio de mensagens por meio de WhatsApp.

O portal lembra, ainda, que a Yacows é investigada pela Polícia Federal por estar possivelmente envolvida em um esquema de envios de mensagens com conteúdo anti-PT. A campanha teria sido financiada por empresários favoráveis ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A denúncia foi feita pelo jornal Folha de S. Paulo.

Campanha de Meirelles nega disparos de mensagens

Procurada pelo UOL, a campanha de Henrique Meirelles afirmou que não contratou e nem teve nenhuma relação comercial com a empresa Yacows. A equipe também informou que não ordenou disparos de mensagens com base de dados comprada. No entanto, não respondeu às perguntas do portal sobre a natureza dos serviços prestados pela Deep Marketing.

Já os diretores responsáveis pela Deep Marketing e pela Yacows não responderam aos pedidos de pronunciamento feitos pela reportagem.

Responsável pelo Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) afirmou que não forneceu dados de beneficiários a campanhas eleitorais. O MDS afirmou, ainda, que desconhece casos de utilização indevida da base nacional do Cadastro Único.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a reposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É o…

37 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

38 minutos ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Sexta ou sábado? Qual o dia e posição de desfile com mais títulos em São Paulo?

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Bruno Mars anuncia novos shows no Brasil, incluindo MG e PR

Música. O Bruninho gostou mesmo do Brasil. Bruno Mars, que nasceu e cresceu no Havaí e atualmente mora em Los Angeles,…

2 horas ago
  • Brasil

Dia Internacional contra a Homofobia; escolas de samba e clubes se manifestam

Preconceito. No Dia Internacional contra a Homofobia, clubes de futebol e escolas de samba têm se manifestado em defesa dos…

4 horas ago