Categories: BrasilPolítica

Câmara tira Coaf da Justiça e impõe derrota política a Moro

Por 228 votos a 221, o plenário da Câmara dos Deputados impôs na noite desta quarta-feira (22), uma derrota política ao ministro Sérgio Moro e ao governo de Jair Bolsonaro ao retirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e mantê-lo ligado ao Ministério da Economia. Por outro lado, a Funai retorna ao ministério de Moro.

A decisão ocorreu durante a votação da Medida Provisória 870, que diminuiu de 29 para 22 o número de ministérios e alterou competências. Essa reforma administrativa foi o primeiro ato do governo de Bolsonaro, que após assumir a Presidência da República, transferiu o Coaf, responsável pelo combate a fraudes financeiras e de lavagem de dinheiro, do extinto Ministério da Fazenda (atual Ministério da Economia) para o Ministério da Justiça.

Partidos de oposição e do Centrão pressionaram o governo para que o órgão ficasse vinculado ao Ministério da Economia e apresentaram uma emenda, ainda na comissão, para alterar esse ponto.

Os parlamentares aprovaram ainda limitar as atividades de auditores da Receita. A proposta proíbe auditor da Receita Federal de investigar crime que não seja de ordem fiscal.

Foi confirmado também que não haverá a recriação de dois ministérios fundidos (Cidades e Integração Nacional), o que já estava previsto em acordo feito pela maior parte dos partidos da base governista. As pastas serão mantidas sob o Ministério do Desenvolvimento Regional, revertendo a mudança proposta pelo projeto  de lei de conversão do senador Fernando Bezerra Coelho do MDB. Também foi rejeitada a recriação do Ministério do Trabalho e também o da Cultura.

Em nome da manutenção da reforma administrativa , que pode ser revertida caso o Congresso não aprove a MP até o dia 3 de junho, o governo abriu mão de outra medida que previa a criação de uma estatal de navegação aérea.

A conclusão da votação depende da análise de dois destaques (propostas de alteração do texto), que ficou para esta quinta-feira (23). O texto que resultar da votação na Câmara ainda terá de passar por votação no Senado, antes de ser enviado para sanção do presidente da República.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Câmara dos DeputadosCOAFdestaque-2FunaiJair BolsonaroMinistério da EconomiaMinistério da JustiçaSergio Moro

Recent Posts

  • Famosos

SRzd especial Paulo Gustavo: ‘Leblon raiz’ e uma cidadã de bem…

O SRzd relembra momentos marcantes da carreira do ator Paulo Gustavo, um dos gênios do humor no Brasil. Há três…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Casal principal de mestre-sala e porta-bandeira deixa Uirapuru da Mooca

Rebaixada para o Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a Uirapuru da Mooca anuniou…

6 horas ago
  • Carnaval/RJ

SRzd especial Paulo Gustavo: Carnaval, sempre em pauta!

O SRzd relembra momentos marcantes da carreira do ator Paulo Gustavo, um dos gênios do humor no Brasil. Há três…

7 horas ago
  • Famosos

SRzd especial Paulo Gustavo: ‘Dia de sábado a gente acorda como?’

O SRzd relembra momentos marcantes da carreira do ator Paulo Gustavo, um dos gênios do humor no Brasil. Há três…

7 horas ago
  • Carnaval/RJ

Três anos de saudade! Relembre homenagem da São Clemente a Paulo Gustavo

Morreu, na noite de uma terça-feira, em 4 de maio de 2021, o ator Paulo Gustavo, aos 42 anos. Na…

7 horas ago
  • Carnaval/RJ

Olha a Madonna aí, gente! Neguinho repórter traz informações sobre show da Diva do Pop

Olha a Madonna aí, gente! Neguinho repórter traz informações sobre show da Diva do Pop: Olha a #Madonna aí, gente!…

8 horas ago