Câmara derruba decreto assinado por Mourão e governo sofre primeira derrota

Câmara dos Deputados. Foto: Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

Câmara dos Deputados. Foto: Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

Insatisfeitos com a falta de interlocução com o Palácio do Planalto, deputados impuseram nesta terça-feira (19), a primeira derrota ao governo de Jair Bolsonaro na Câmara. Eles aprovaram um projeto que susta os efeitos do decreto editado pelo vice-presidente Hamilton Mourão em janeiro que ampliou a funcionários comissionados e de segundo escalão o poder de impor sigilo a documentos públicos.

A derrota do governo ficou evidenciada na primeira votação, quando se analisou regime de urgência para a matéria. Foram 367 votos a favor e apenas 57 contrários. Logo depois da aprovação da urgência, o PSL apresentou um requerimento para retirá-lo de pauta sob a alegação de que era preciso mais tempo para debatê-lo e esclarecer o seu conteúdo junto aos parlamentares. Mais uma vez, o plenário impôs derrota e manteve o projeto na pauta.

A proposta foi incluída na pauta de votações desta terça a pedido do líder do PP, Arthur Lira (AL), durante reunião de líderes realizada nesta manhã. Durante a discussão sobre a matéria, o PSL foi um dos únicos partidos que defendeu o decreto de Mourão. A votação final foi simbólica. O texto segue agora para análise do Senado.

Leia também:

– Bebianno disse que Bolsonaro está ‘bem envenenado’ em troca de áudios

Comentários

 




    gl