Categories: Brasil

Depois de Cabral, federais apreendem joias de Picciani

A Polícia Federal apreendeu, na casa do presidente licenciado da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), 155 joias e nove relógios durante as buscas da Operação Cadeia Velha, em 14 de novembro. Os federais pegaram também o celular da mulher do deputado.

O Ministério Público Federal aponta que Picciani recebe propinas desde os anos 1990 e não deixou de receber mesmo quando ficou sem mandato, entre 2011 e 2014.

Segundo a acusação, o deputado e o filho Felipe Picciani usaram a agropecuária Agrobilara para lavar ativos via operações de venda de gado.

Na lista de joias apreendidas na casa de Picciani estão 34 aneis, 68 pares de brincos, 26 cordões, duas gargantilhas e 25 pulseiras. A PF confiscou ainda um Porsche Cayenne, um Gol e um Toyota Corolla.

Em um endereço ligado a Picciani, no centro do Rio, a PF pegou computadores, um “envelope branco pequeno contendo papéis rasgados encontrados no lixo”, três cheques de R$ 5 mil e um ‘cronograma geral de gastos com veículos de comunicação ALERJ’.

Os agentes já haviam apreendido no gabinete do peemedebista na sede da Assembleia, computador, documentos e comprovante de transferência bancária de R$ 30 mil.

Na ocasião, o advogado Nélio Machado, que defende Picciani, discordou da ordem de prisão determinada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

Picciani e os deputados estaduais Paulo Mello e Edson Albertassi, todos do PMDB, tiveram prisão preventiva expedida no dia 16 de novembro pelos cinco desembargadores do TRF2 que julgaram o pedido do Ministério Público Federal (MPF), em decorrência da Operação Cadeia Velha, desencadeada na terça-feira (14).

“Considero que foi uma decisão incorreta, do ponto de vista constitucional. Os tribunais acertam e erram. Eu acho que o tribunal errou. Ele não pode decretar uma prisão preventiva. Ele pode, num caso de flagrante ou prisão, comunicar imediatamente. Criou-se uma situação anômala, que não tem previsão clara na lei de regência, nem na Constituição Federal nem na Constituição do Rio de Janeiro”, afirmou Machado após o julgamento.

Segundo o advogado, Picciani é inocente. “O que se vê na decisão é que se toma como verdadeira toda a versão apresentada por pessoas que têm a condição de colaboradores, que em troca de vantagens contam histórias, muitas delas não verdadeiras.”

com Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Ator Tony Ramos é internado e passa por cirurgia no cérebro no Rio de Janeiro

Bastidores. O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado nesta quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnavalesco projeta desfile que irá exaltar Benito Di Paula no Anhembi

Campeã do Grupo Especial em 2020, a Águia de Ouro levará para o Anhembi em 2025 uma homenagem ao cantor…

4 horas ago
  • Carnaval

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade?

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade? A sister uniu as torcidas de Garantido e Caprichoso…

5 horas ago
  • Brasil

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS. Vídeo viralizou nas redes sociais onde ela afirma que o fato…

5 horas ago
  • Geral

Campanha oferece dia de beleza para histórias impactantes de maternidade

Amor de mãe. O mês de maio é dedicado às mães e, por conta disso, as homenagens não param. A campanha…

5 horas ago
  • Rio de Janeiro

Morre a atriz Carmen Sheila no Rio de Janeiro

Rio. Morreu, nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, a atriz Carmen Sheila, um dos principais nomes da dublagem brasileira.…

5 horas ago