Brasileiros já pagaram R$ 2 trilhões em impostos em 2021

Pagamento de contas. Foto: Reprodução

Pagamento de contas. Foto: Reprodução/Facebook

Os brasileiros já pagaram R$ 2 trilhões em impostos desde o início deste ano. O valor, calculado pelo Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), foi alcançado nesta quarta-feira (13).

No ano passado, a marca só foi atingida em 22 de dezembro. O montante representa o que foi pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições.

“A retomada da atividade econômica, devido ao avanço da vacinação, é um dos principais fatores que levaram ao aumento do valor pago em impostos”, afirmou Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da associação.

Ele também destaca que a aceleração da inflação, que incide sobre maior parte dos preços de bens e serviços, contribuiu para o aumento.

O impostômetro foi criado em 2005 e mostra os valores pagos pelos brasileiros à União, estados e municípios. O total também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro. Na ferramenta, é possível acompanhar quanto cada ente da federação está arrecadando com cada tributo.

Comentários

 




    gl