Categories: BrasilEconomia

Metade dos brasileiros está com empréstimo ou financiamento atrasado

Levantamento aponta que 50% dos consumidores brasileiros atrasaram as parcelas de empréstimos ou financiamentos no mês de agosto. Desse total, 34% tiveram atrasos ao longo do contrato e 16% estavam com parcelas pendentes no mês. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Entre os entrevistados, 42% recorreram a pelo menos uma forma de crédito em agosto, ante 58% que não fez compras a prazo ou empréstimo. Segundo a pesquisa, 14% contraíram algum empréstimo e têm parcelas a pagar; 18% têm pendentes parcelas de financiamentos.

Nas lojas, considerando apenas quem tentou fazer compra parcelada, 63% tiveram o crédito negado, sendo o motivo principal a inadimplência (24%), seguida por renda insuficiente (11%). A tomada de empréstimos e financiamentos é vista como difícil ou muito difícil por 44% dos consumidores. Para 18%, não é nem fácil nem difícil e, para 15%, fácil ou muito fácil.

Cartão de crédito

O cartão de crédito foi a modalidade mais utilizada, mencionada por 35% dos consumidores. Aparecem em seguida o cartão de loja ou crediário, citado por 13%, o limite do cheque especial (6%), os empréstimos (4%) e os financiamentos (3%).

Entre os usuários do cartão de crédito, 39% notaram aumento do valor da fatura, 26% notaram redução e 31% mantiveram o valor de meses anteriores. O valor médio das faturas em agosto foi R$ 630,59. Os produtos e serviços mais adquiridos foram: 59% alimentos em supermercado, 53% itens de farmácia e remédios, 32% roupas e calçados, 32% combustíveis e 28% bares e restaurantes.

Intenção de gastos

Projetando o orçamento para outubro, a maior parte dos consumidores (59%) pretende cortar gastos, 32% pretendem manter o nível de despesas e 5% querem aumentar os gastos. Entre os que vão diminuir o consumo, 23% mencionaram os altos preços, 17% o desemprego e 8% a redução da renda.

Na lista dos produtos que os consumidores pretendem comprar em outubro estão remédios (23%), roupas, calçados e acessórios (20%), recargas para telefone celular (17%), perfumes e cosméticos (11%), materiais de construção (7%), eletrodomésticos (7%), salão de beleza (6%), artigos de cama, mesa e banho (6%).

 

Fonte: Agência Brasil

 

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

A Grande Conquista: Veja o momento em que Kaio e Hadad descobrem que estão na Mansão

A Grande Conquista: Veja o momento em que Kaio e Hadad descobrem que estão na Mansão: Reação de Hadad e…

2 horas ago
  • Brasil

Eduardo Leite, governador do RS, faz alerta diante de previsão para essa quarta

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, alerta previsão para essa quarta-feira (8) com fortes temporais, muita chuva…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Ao SRzd, Liesa informa como fica o tempo de desfiles com mudança para 3 noites

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

4 horas ago
  • Carnaval/RJ

Em entrevista densa, Piovani cita morte e anuncia retorno ao Carnaval do Rio

Bastidores. Luana Piovani está novamente em cena e na mídia. Em nova entrevista para o site da revista Marie Claire,…

4 horas ago
  • Carnaval/RJ

Sapucaí 2025: Ecos de um Vagalume; conheça mais um enredo do Carnaval do Rio

Rio. A Acadêmicos de Vigário Geral anunciou seu enredo para o Carnaval de 2025; Ecos de um Vagalume. "A escola…

5 horas ago
  • Carnaval/RJ

RS: Cidade do Samba e quadras das agremiações serão pontos de doação

Rio. Os organizadores dos desfiles do Grupo Especial do Rio informaram que vão ajudar as vítimas das fortes chuva que…

7 horas ago