Brasileiros devem se apresentar no Mais Médicos até quinta-feira

Programa Mais Médicos do Brasil. Foto: Reprodução de Internet

Programa Mais Médicos do Brasil. Foto: Reprodução de Internet

Os profissionais da saúde com registro no Brasil que se inscreveram na segunda chamada do Programa Mais Médicos devem se apresentar entre esta segunda (07) e a próxima quinta-feira (10). Os médicos inscritos que não possuam interesse em continuar no programa devem comunicar a desistência ao município onde trabalharia.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vagas que não forem preenchidas serão disponibilizadas novamente. No entanto, dessa vez, o sistema priorizará profissionais formados no exterior.

Desde novembro de 2018, o governo federal tem focado em preencher as 8.517 vagas deixadas pela saída dos médicos cubanos do Brasil. Os profissionais voltaram ao seu país de origem logo após a eleição de Jair Bolsonaro. Eles atuavam em cerca de 2.824 municípios, além de 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEI).

Para o novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Programa Mais Médicos precisa passar por uma revisão. Mandetta declarou, ainda, que não faltam profissionais da saúde no Brasil. Segundo ele, o país conta com aproximadamente 320 faculdades de medicina e 26 mil médicos graduados em 2018.

“Quem forma essa quantidade toda de profissionais? Muitos deles endividados pelo Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e muitos formados em escola pública. Não temos uma proposta ou política de indução para que eles venham para o sistema público de saúde”, afirmou.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

 




    gl