Brasileiro terá que trabalhar 40 anos para ter aposentadoria integral

Ilustração/Aposentadoria. Foto: Reprodução

Ilustração/Aposentadoria. Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, declarou que a nova proposta para a reforma da Previdência vai estabelecer tempo mínimo de contribuição de 15 anos para o INSS. Além disso, a proposta do governo prevê que o trabalhador que quiser receber 100% do salário na aposentadoria terá que contribuir por 40 anos.

A nova proposta não irá alterar as regras da aposentadoria rural e nem no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e renda mensal inferior a um quarto do salário mínimo.

Segundo Meirelles, a nova proposta de reforma representa economia de cerca de 60% da prevista originalmente. A proposta anterior, que estipulava tempo mínimo de contribuição de 25 anos para receber 70% da aposentadoria, já foi aprovada em comissão na Câmara.

A nova versão do texto do deputado Arthur Maia (PPS-BA), que ainda será apresentada, deve ser votada pelo plenário da Casa. São necessários pelo menos 308 votos nos dois turnos de votação.

Ainda segundo Meirelles, dentro da proposta, nos primeiros dois anos pós-reforma, a idade mínima será para 55 anos.

“Vai subindo devagar e só em 20 anos chega a 65″, afirmou o ministro após ressaltar que a equiparação entre trabalhadores públicos e privados e a idade mínima continuam, além da regra de transição.

Em sua fala a jornalistas após a reunião no Planalto nesta quarta-feira (22), Henrique Meirelles não entrou em detalhes sobre aposentadorias de homens e mulheres.

Comentários

 




    gl