Categories: BrasilEconomia

Brasil apresenta recorde de endividados em 2021, aponta pesquisa

O nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em onze anos, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (18) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com o levantamento, o último ano apresentou recorde do total de endividados, registrando uma média de 70,9% das famílias brasileiras, enquanto dezembro alcançou o patamar máximo histórico com 76,3% do total de famílias. Segundo a CNC, as famílias recorreram mais ao crédito para sustentar o consumo.

Na avaliação por faixa de renda, o endividamento médio das famílias com até 10 salários mínimos mensais aumentou 4,3 pontos percentuais (p.p), chegando 72,1% do total. Na faixa de renda superior, acima de 10 salários mínimos, o indicador aumentou ainda mais, 5,8 p.p., e fechou em 66%.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que, entre as famílias com rendimentos acima de 10 salários mínimos, a demanda represada, em especial pelo consumo de serviços, fez o endividamento aumentar ainda mais expressivamente, em especial no cartão de crédito.

“O processo de imunização da população possibilitou a flexibilização da pandemia, refletindo no aumento da circulação de pessoas nas áreas comerciais ao longo do ano, o que respondeu à retomada do consumo, principalmente de serviços”, disse Tadros, em nota.

Na comparação com 2020, das cinco regiões do país, apenas o Centro-Oeste apresentou queda do índice, 0,3 ponto percentual. O Norte registrou estabilidade, e o Sudeste se destacou com aumento de 5,9 ponto percentual (p.p.), seguido pelo Sul (+5,5 p.p.) e o Nordeste (+4,5 p.p.). Porém, considerando o total de endividados, o Sul contou com o maior percentual, aproximando-se de 82%.

Inadimplência

Na direção oposta dos indicadores de endividamento, no último ano, os números de inadimplência apresentaram queda. De acordo com a pesquisa, o percentual médio de famílias com contas e/ou dívidas em atraso diminuiu 0,3 p.p. na comparação com 2020, chegando a 25,2%.

Após iniciar 2021 em patamar superior ao observado no fim do ano anterior, o percentual mensal de inadimplência teve redução até maio, mas passou a apresentar tendência de alta desde então, alcançando 26,2% em dezembro e ficando acima da média anual.

“O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas e/ou dívidas em atraso e que, portanto, devem permanecer inadimplentes também contou com uma redução na comparação com 2020, 0,6 p.p., totalizando 10,5% dos lares no país. Os números indicam que essa parcela de consumidores apresentou movimentos diferentes ao longo do ano. Enquanto, no primeiro semestre, o indicador de inadimplência recorrente oscilou entre baixa e alta, a partir de julho passou a registrar tendência de queda, encerrando o ano em 10% do total de famílias, abaixo da média anual”, afirmou a CNC.

Para a economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, os números indicam que, ainda que em condições financeiras mais acirradas, os consumidores conseguiram quitar os compromissos financeiros e evitaram incremento da inadimplência até o fim do terceiro trimestre. Nos últimos três meses do ano, no entanto, o indicador de contas em atraso aumentou, já indicando tendência de alta para o início de 2022.

“Os consumidores seguirão enfrentando os mesmos desafios financeiros da segunda metade de 2021, principalmente inflação, juros elevados e mercado de trabalho formal ainda frágil. Soma-se a isso o vencimento de despesas típicas do primeiro trimestre, que deverá apertar ainda mais os orçamentos domésticos neste período”, disse Izis.

Leia também:

+ Pagamento do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás começa nesta terça-feira

+ Regime de Recuperação Fiscal do Rio, por André Ceciliano

* Com informações da Agência Brasil

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Confederação Nacional do Comércio de BensdestaqueDinheiroEconomiaEndividamento

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Ex-BBB 24 faz mistério sobre desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025

Ex-BBB 24 faz mistério sobre desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025 Rio. Alane Dias concedeu entrevista ao Grupo Liberal…

13 minutos ago
  • Carnaval/RJ

‘Ópera dos Terreiros: O canto do encanto da alma brasileira’; leia a sinopse de mais um enredo 2025 no Rio

Ópera dos Terreiros: O canto do encanto da alma brasileira; leia a sinopse de mais um enredo 2025 no Rio…

33 minutos ago
  • Televisão

Emoção e revolta: Ana Maria e tutor de Joca choram ao comentar morte do cão

Emoção e revolta: Ana Maria e tutor de Joca choram ao comentar morte do cão. Cachorro morreu durante transporte feito…

1 hora ago
  • Televisão

Treta? Temos! A Grande Conquista vira caos e puro suco de confusão; confira

Treta? Temos! A Grande Conquista vira caos e puro suco de confusão! Reality show da RecordTV começou há poucos dias…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Novo casal? Bruna Marquezine e João Guilherme aparecem juntos em clique

Tá rolando? Bruna Marquezine e João Guilherme estão juntos. Pelo menos em uma foto é possível dizer isso, afinal, eles foram…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Diretoria da Tucuruvi surpreende e anuncia saída de carnavalesco

Primeira escola de samba do Grupo Especial a divulgar enredo para o Carnaval de São Paulo de 2025, a Acadêmicos…

3 horas ago