Brasil confirma primeiro caso da varíola dos macacos no país

Varíola dos macacos. Foto: Reprodução/CDC

Varíola dos macacos. Foto: Reprodução/CDC

Foi confirmado nesta quarta-feira (8) o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. Trata-se de um homem de 41 anos, que recentemente esteve na Espanha, segundo país com o maior número de casos da doença.

Ele está em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste de São Paulo. As amostras ainda estão sendo analisadas, mas os médicos afirmam que os sintomas e as características dos ferimentos são compatíveis aos da doença. O paciente encontra-se estável.

Um segundo caso suspeito ainda está sendo investigado e a secretaria municipal de Saúde informou que aguarda o resultado dos exames.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, outros oito casos ainda estão sendo apurados. Em nota divulgada nesta quarta, o órgão comunicou que São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul possuem ao menos um caso suspeito cada um. Já em Rondônia há dois casos em monitoramento, assim como em Santa Catarina.

No último domingo, a Organização Mundial da Saúde publicou um levantamento no qual informa a confirmação de 780 casos da doença em todo o mundo. Até o momento, não houve relatos de mortes.

Leia também:

+ O que é a varíola do macaco? Especialistas respondem

+ Fome no Brasil não é apenas efeito da pandemia e em 2020 já afetava 20 mi

Comentários

 




    gl