Brasil assume presidência do Mercosul; Bolsonaro comete gafe e fala em ‘absoluta normalidade’ no país

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução do YouTube

Uma reunião, nesta quinta-feira (8), marcou o encerramento da presidência temporal da Argentina no Mercosul e o início da gestão brasileira.

No encontro virtual o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou por pouco mais de 6 minutos e alertou para as dificuldades de êxito do bloco devido ao que chamou de “impasses”:

“A persistência de impasses, o uso da regra de consenso como instrumento do veto e apego a visões arcaicas e o viés defensivo terão único efeito de consolidar sentimento de ceticismo e dúvida quanto ao verdadeiro potencial dinamizador do Mercosul” (Jair Bolsonaro).

Bolsonaro ainda avaliou que há problemas em aspectos ligados ao processo de modernização do bloco:

“O semestre que se encerrou deixou de corresponder as expectativas e necessidade de modernização do Mercosul. Deveríamos ter apresentado resultados concretos nos dois temas que mais mobilizam nossos esforços recentes, a revisão da tarifa externa comum e adoção de flexibilidades para a negociação de acordo comerciais com parceiros externo. Senhoras e senhores, o Brasil tem pressa“ (Jair Bolsonaro).

Ainda na abertura de seu pronunciamento, Bolsonaro cometeu um gafe; ao querer dizer “presidência brasileira no Mercosul”, disse “pandemia brasileira”. Ele sorriu, corrigiu sua fala e seguiu adiante afirmando aos demais líderes regionais que o Brasil vive clima de absoluta normalidade e experimenta a retomada de todas as suas atividades. Veja o discurso na íntegra abaixo.

O Mercosul é uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção, em 1991. Ele estabelece uma integração, inicialmente econômica, baseada em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona e política comercial comum entre os países-membros, situados todos na América do Sul. Através das redes sociais, o anúncio do início da presidência brasileira foi registrado com desejo de sorte:

+ Após série de atritos, comentarista da Jovem Pan pede pra sair

+ Zilu perde processo para Zezé, desabafa e diz que Deus fará justiça; assista

+ Super Pop assume a ponta na RedeTV!; veja os números de 7 de julho

Comentários

 




    gl