Bolsonaro volta a insultar Greta, eleita ‘Personalidade do Ano’ pela revista Time

Greta Thunberg. Foto: Reprodução de Internet

O presidente Jair Bolsonaro disparou novas ofensas contra a ativista ambiental Greta Thunberg, de 16 anos. Ele voltou a repetir o que disse na última terça-feira (9) e chamou a jovem sueca de “pirralha”, em coletiva de imprensa que concedeu no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (11).

Bolsonaro acrescentou que a “garota fala qualquer bobagem”: “Uma pirralha de 16 anos fala qualquer besteira lá fora, qualquer besteira, falou pronto, para dar porrada no Brasil o pessoal da destaque. Ela, inclusive acusou agora que os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. Ninguém sabe a causa ainda”, disse o presidente, como relatou reportagem do portal “O Globo”.

O que o ocupante do Planalto não previa é que horas depois Greta seria indicada personalidade do ano pela “Time”, uma das mais conhecidas revistas de notícias  semanais do mundo.

Jair Bolsonaro e Greta Thunberg. Foto: Reprodução de Internet
Jair Bolsonaro e Greta Thunberg. Foto: Reprodução de Internet

Um dos principais nomes da luta contra as mudanças climáticas, Greta Thunberg ganhou a capa da publicação que, desde 1927, todo mês de dezembro presta uma homenagem à pessoa que marcou os 12 meses anteriores.

Thunberg é líder de um movimento global de estudantes contra as mudanças climáticas e causou incômodo em líderes políticos ao cobrá-los na ONU pela falta de ações para combater o aquecimento global.

Ela ganhou destaque internacional depois de iniciar protestos semanais do lado de fora do Parlamento da Suécia e inspirar milhões de jovens a lutarem pelo clima às sextas-feiras na campanha “Fridays For Future”.

Sua iniciativa rendeu uma campanha pelo Prêmio Nobel da Paz em 2019, mas também foi alvo de críticas por líderes como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que a chamou de “histérica”, e agora do líder brasileiro, Jair Bolsonaro.

Comentários

 




    gl