Bolsonaro sinaliza fim do horário de verão

Horário de Verão. Foto: Reprodução

Horário de Verão. Foto: Pikist

O brasileiro não deve ter o horário de verão neste ano. O anúncio de que a mudança nos relógios será eliminada do calendário do país foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (5), durante café da manhã com jornalistas, em Brasília.

“Já está quase tudo certo de que não haverá mais o horário de verão”, disse Bolsonaro no Palácio do Planalto.

Esta semana, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informou que a pasta vai finalizar nos próximos dias um estudo sobre o tema com os impactos que a medida traria ao Brasil a partir de 2020. O material será entregue ao presidente, que decidirá em caráter definitivo pela continuidade ou não do horário de verão no país.

Adotado pela primeira vez em 1931, através do Decreto 20.466, o horário de verão passou a ser instituído anualmente a partir de 1985. Inicialmente com abrangência nacional, em 2003 foi reduzido para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A medida vigora nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Na última semana, o Parlamento Europeu aprovou o fim do horário de verão em todo o continente a partir de 2021. O documento ressalta, no entanto, que os Estados-membros devem “dispor de tempo e da possibilidade de realizarem as suas próprias consultas públicas e avaliações de impacto, a fim de compreender melhor as implicações da abolição das mudanças de hora em todas as regiões”.

Comentários

 




    gl