Bolsonaro quer dar fim a lei que ‘garante domínio’ da Globo em publicidade

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcelo Camargo

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcelo Camargo

O presidente Jair Bolsonaro sinalizou, na última segunda-feira (07), sua intenção de dar fim à Bonificação por Volume (BV). A declaração foi feita durante discurso na cerimônia de posse dos novos responsáveis pelos bancos públicos.

De acordo com o presidente, ele descobriu a existência do mecanismo recentemente e ficou “surpreso” com sua dinâmica. “Isso tem de deixar de existir”, declarou.

A Bonificação por Volume é um bônus oferecido pelas veículos às agências de publicidade. Quanto mais publicidade um grupo destina a um único veículo, maior é o BV que ele pode receber.

O modelo surgiu por volta da década de 1960, mas só foi regulamentado em 2010 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O oferecimento da bonificação não é obrigatório.

Em recente reportagem, a Folha de S. Paulo destaca que críticos apontam que a Bonificação por Volume garante o “domínio da Rede Globo no mercado publicitário de TV aberta”.

O veículo de imprensa menciona também que o deputado eleito Alexandre Frota recebeu um projeto de lei contra o BV. Segundo a Folha, Frota afirma que irá apresentar o texto a Bolsonaro e se reunirá também com representantes da RedeTV!, da TV Record e, provavelmente, da Band.

Comentários

 




    gl