Bolsonaro diz que vai ter plantação de maconha no Alvorada se o PT voltar

Plantação de Cannabis. Foto: Divulgação/Freepik

Ao comentar um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados para legalizar o plantio de maconha para fins medicinais e científicos, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não há necessidade de permitir o plantio e aproveitou para provocar o PT.

“Tem a canabidiol sintética. Não precisa deixar o pessoal em casa, não. Já imaginou se o PT um dia voltar ao governo? Vai ter plantação de maconha ali, ó.”, provocou ele, apontando a cabeça para o Palácio da Alvorada.

Bolsonaro conversava com apoiadores reunidos no jardim da residência oficial nesta terça-feira (8) quando foi instado a falar contra o Projeto de Lei (PL) 399/2015. O texto autoriza o cultivo, no Brasil, de Cannabis sativa — planta também usada para produzir a maconha — com fins medicinais, veterinários, científicos e industriais.

O presidente tem se pronunciado contra o projeto repetidas vezes. Ele adiantou que, caso o texto seja aprovado pelo Congresso, vai vetá-lo. Ainda assim, a palavra final cabe ao Congresso, que pode derrubar vetos presidenciais.

Embora tenha sido apresentado em 2015, o texto ainda está no início da tramitação, em uma comissão especial na Câmara dos Deputados. Até chegar à mesa do presidente da República para sanção ou veto ainda precisa ser aprovado pela Câmara e analisado pelo Senado.

O uso do canabidiol (CBD) para fins medicinais foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 3 de dezembro de 2019, contudo, mesmo com essa autorização, a medicação permanece inacessível financeiramente para a maioria da população em razão do alto custo.

Comentários

 




    gl