Bolsonaro diz a ministros que escolheu Kassio Nunes para vaga no STF

Kassio Nunes. Foto: Reprodução de Internet

Jair Bolsonaro comunicou a ministros do Supremo Tribunal Federal que a escolha do substituto do ministro Celso de Mello na Corte será o desembargador do Piauí Kassio Nunes, do Tribunal Regional Federal da 1a. Região. A informação foi publicada a princípio pelo colunista Lauro Jardim.

Segundo a jornalista Mônica Bergamo, ele também avisou o próprio desembargador: “vai ser você”. E surpreendeu a todos, magistrados e desembargador, pelo fato de o nome de Nunes não constar em nenhuma das listas de apostas.

Caso seja aprovado na sabatina do Senado, Nunes poderá ser ministro da corte por 27 anos já que tem 48 anos. Ele não tem o perfil típico do bolsonarismo e era candidato a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que será aberta com a saída do ministro Hugo Napoleão, que se aposenta em dezembro.

É considerado pelos advogados um magistrado equilibrado e acessível, que prestigia a defesa. Tem também a seu favor ser um magistrado produtivo, com 600 decisões diárias, em média.

Vale lembrar que Bolsonaro já havia dito que gostaria de indicar alguém “terrivelmente evangélico” para a vaga. Kassio Nunes é católico.

Celso de Mello tinha aposentadoria compulsória agendada para o dia 1º de novembro, mas comunicou à presidência do STF que antecipará a data. O magistrado deixa a Casa após 31 anos de exercício.










Comentários

 




    gl