Bolsonaro diz que 50% das mortes por Covid-19 em 2020 não foram pela doença

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Youtube

Em conversa com apoiadores na manhã desta segunda-feira (7), Jair Bolsonaro citou um relatório “em primeira mão para vocês” do Tribunal de Contas da União (TCU) que, segundo ele, revela que cerca de metade das mortes registradas em 2020 por Covid-19 não teriam sido pela doença.

“Óh… Em primeira mão para vocês. Não é meu. É do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. E aí ali, o relatório final, não é conclusivo, mas em torno de 50% de dos óbitos por Covid o ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, afirmou o presidente.

“Esse relatório saiu há alguns dias. E logicamente que a imprensa não vai divulgar”, emendou. “Nós vamos divulgar hoje aqui. Eu tenho 3 jornalistas, não vou falar o nome deles, que eu converso, só 3 que eu converso, que são pessoas sérias, já passei pra eles e devo divulgar hoje a tarde”, disse o presidente.

Segundo ele, “muita gente suspeitava disso aí”. “Muitos vídeos que vocês viram no Whatsapp, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. Muito bem fundamentado, está bem claro. Só jornalista não vai entender”, alfinetou.

Copa América no Brasil

Bolsonaro negou pressão sobre os jogadores e o técnico da Seleção Brasileira, Tite. O chefe do Executivo federal disse que seu papel na Copa América se resumiu a dar condições para o Brasil sediar o campeonato.

No fim de semana, o SporTV noticiou que o presidente da CBF, Rogério Caboclo, havia prometido ao presidente substituir o técnico por Renato Gaúcho. Caboclo foi afastado no domingo (6), por causa de uma denúncia de assédio.

“Olha, a minha participação na Copa América é abrir o Brasil para que ela seja realizada aqui. Já tem os quatro estados acertados, tudo certinho. No tocante a jogador, técnico, eu estou fora dessa, não tenho nada a ver com isso aí”, disse o mandatário na saída do Palácio da Alvorada.

“Cada um tem, na sua cabeça, sua própria seleção e um técnico. Eu tenho na minha também – só que a minha eu falo com meus amigos aqui. Nem para vocês eu falo, porque estão gravando aqui”, continuou ele.

A estreia na Copa América está marcada para domingo (13). O Brasil fará a partida de abertura da competição contra a Venezuela, às 18h, no Mané Garrincha.

Haverá jogos no Rio de Janeiro, Goiânia, Cuiabá e Brasília. O governo federal tem sido duramente criticado por permitir a realização do evento durante a pandemia.

A conversa de Bolsonaro com apoiadores foi divulgada por um canal no YouTube simpático ao presidente. Assista:

Leia também:

+ Jogadores do Brasil decidem disputar a Copa América, diz site

+ Mourão ataca Tite: ‘O Cuiabá está precisando de técnico’

+ Fim? Vídeo mostra suposta despedida entre Tite e Caboclo

+ Bolsonaro aposta em troca de jogadores e técnico caso a seleção não aceite disputar a Copa América

+ Áudio mostra assédio sexual do presidente da CBF a funcionária: ‘você se masturba?’

Comentários

 




    gl