Bolsonaro distorce fala de Merkel para criticar lockdown; assista

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Em um rápido encontro com seus apoiadores na frente do Palácio do Alvorada na tarde desta quinta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) distorceu a decisão da chanceler Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha, para embasar seu discurso contra o lockdown.

Bolsonaro disse que Merkel “voltou atrás” em relação ao lockdown pois “os efeitos de se fechar tudo são muito mais graves que os do vírus”.

A afirmação, porém, não é verdadeira. A justificativa da premiê ao cancelar as medidas restritivas durante o feriado de páscoa foi a falta de tempo para implementação: “Havia boas razões para optar por ela, mas ela não pode ser implementada suficientemente bem nesse curto período de tempo, em função dos poucos dias que a população teria para se adaptar”. Ao explicar o recuo na decisão, Merkel ainda pediu desculpas e assumiu, o que considerou, um erro seu. Assista:

A Alemanha registrou mais de 75 mil mortes desde o início da pandemia. As autoridades sanitárias do país também relataram, nesta quarta-feira, 15.815 novos casos de infecção por Covid-19 nas últimas 24h.

* Com informações da agência de notícias alemã Deutsche Welle

Comentários

 




    gl