Categories: BrasilPolítica

Bolsonaro já defendeu tortura para quem pediu direito ao silêncio em CPI: ‘Pau de arara’

O presidente Jair Bolsonaro já defendeu um método de tortura contra um depoente que pediu direito ao silêncio na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que atingia o governo FHC, em 1999. O então deputado sugeriu “pau de arara” contra o ex-presidente do Banco Central, Chico Lopes, para forçá-lo a “abrir a boca” em depoimento.

Hoje, Bolsonaro vê aliados exigindo o mesmo direito ao silêncio em CPI que investiga o governo por omissões na pandemia da Covid-19.

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que depõe na comissão na quarta-feira (19), foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para se calar em depoimento. O ministro Ricardo Lewandowski atendeu parcialmente ao habeas corpus apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) na sexta-feira (14) e garantiu o direito ao silêncio ao general.

A médica Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, também apresentou pedido de HC ao Supremo para permanecer em silêncio na CPI. O seu depoimento está marcado para a quinta-feira (20).

Em entrevista ao programa “Câmera Aberta”, da Band, em 1999, Bolsonaro defendeu o método de tortura contra Lopes para que ele fosse forçado a “abrir a boca” em depoimento. O então deputado também falou que governos não deveriam temer CPIs que expusessem “a verdade”.

“Dá porrada no Chico Lopes. Eu até sou favorável que a CPI, no caso do Chico Lopes, tivesse pau de arara lá. Ele merecia isso: pau de arara. Funciona! Eu sou favorável à tortura, tu sabe disso. E o povo é favorável a isso também”, disse Bolsonaro na ocasião.

“Como é que pode um ex-presidente de Banco Central falar que tem o direito de ficar calado? É um imoral, um sem-vergonha. Ele tinha que ir lá e contar a verdade. Por que o medo da verdade?”, afirmou. “É um ladrão. Eu não posso falar outra coisa. Quer me processar, processe. Ainda bem que eu tenho imunidade [parlamentar], tá Ok?”, completou.

Ex-presidente do Banco Central por menos de um mês, entre janeiro e fevereiro de 1999, Lopes se recusou a depor à CPI na condição de testemunha. Ele então pediu para que fosse ouvido como acusado, recurso utilizado para que tivesse o direito de ficar em silêncio.

Na CPI, o economista se negou a assinar o termo de compromisso como testemunha, que o obrigava a falar somente a verdade. Após embate com parlamentares, Lopes saiu do Senado preso por desacato e desobediência.

Exaltação à tortura

O presidente Jair Bolsonaro em diferentes ocasiões exaltou a ditadura, a tortura e torturadores, como Brilhante Ustra. Já como mandatário, em uma transmissão ao vivo em outubro de 2019, Bolsonaro ameaçou enviar funcionários do Ministério do Meio Ambiente para a “ponta de praia”, porque dificultar uma licença ambiental para a construção de uma loja Havan, do seu apoiador Luciano Hang.

O termo “ponta de praia” era usado pelos militares para se referir à base da Marinha na Restinga de Marambaia (RJ), para onde eram encaminhados opositores do regime para morrer.

A Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170/83), a Lei dos Crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/50) e Código Penal (artigo 287) consideram crime apologia à ditadura militar.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: quarto participante desiste de reality da RecordTV

Mais uma participante desistiu de A Grande Conquista 2. Nesta quarta-feira (1), Ana Paula optou por deixar o reality show…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Solteira, Gracyanne Barbosa posta foto completamente sem roupa

Gracyanne Barbosa agitou as redes sociais ao compartilhar um clique que surpreendeu seus seguidores. Nos Stories do Instagram, a influenciadora,…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Adriane Galisteu revela que Senna morreu sem realizar três sonhos

Homenagem especial. A apresentadora Adriane Galisteu fez uma homenagem para seu ex-namorado, o piloto Ayrton Senna, no dia dos 30…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Saravá Umbanda!: conheça mais um enredo do Carnaval de São Paulo 2025

Terceira colocada no Grupo de Acesso 2 em São Paulo, a tradicional escola de samba Morro da Casa Verde já…

3 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Qual o valor do cachê que Madonna irá receber por show no Rio?

Madonna desembarcou na última segunda (29) no Brasil, onde fará um show gratuito em Praia de Copacabana, no Rio, no…

4 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Influenciadora se pronuncia após ser flagrada em encontro com Davi

Tá rolando? Solteiro após o recente conturbado fim de seu relacionado com Mani Rego, Davi Brito, campeão do BBB 24,…

5 horas ago