Bolsonaro vai colocar empresário em secretaria do Ministério da Saúde

Carlos Wizard. Foto: Divulgação

Carlos Wizard. Foto: Divulgação

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, convidou o empresário Carlos Wizard, que fundou a rede Wizard de escolas de inglês, para assumir o comando da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE). A equipe da pasta já foi avisada sobre a nomeação do novo chefe. A assessoria de Wizard confirmou o convite e disse que ele aceitará. (Desde 2014, a escola Wizard está sob gestão da multinacional britânica Pearson).

Em sua nova função, Wizard atuará como conselheiro de Assuntos Estratégicos no ministério, de acordo com informação do jornal “O Estado de S.Paulo”.

Em agosto de 2018, o empresário mudou-se de São Paulo para Boa Vista, capital de Roraima, na fronteira com a Venezuela, para atuar na operação. Ao jornal, no ano passado, ele relatou que cumpria uma “missão” da igreja mórmon Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que frequenta desde a adolescência em Curitiba, onde nasceu.

O bilionário e o ministro interino da Saúde trabalharam juntos na “Operação Acolhida”, que ajuda venezuelanos que cruzam a fronteira com o Brasil.

A SCTIE é considerada estratégica por coordenar parcerias com a iniciativa privada para fabricação de medicamentos e outros insumos. A pasta também analisa qual produto pode passar a ser ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores mercados de medicamentos do mundo.

A pasta analisa ainda, diariamente, pesquisas sobre medicamentos testados para a Covid-19, como a cloroquina, mas ainda sem comprovação científica, tanto é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu os testes feitos com a droga hidroxicloroquina no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus até que a segurança do medicamento seja avaliada com mais detalhes.










 

Comentários

 




    gl