Categories: BrasilPolítica

Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão contra Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos alvos da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (8). Foi determinado, em medida cautelar, que ele entregue o passaporte em até 24 horas, segundo a jornalista Mônica Bergamo, da “Folha de São Paulo”.

De acordo com a PF, a ação visa apurar a organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito para obter vantagem política com a manutenção do então presidente da República no poder.

Operação Tempus Veritatis

Entre os alvos da operação estão os ex-ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Walter Braga Netto (Casa Civil), que foi vice na chapa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Além deles, é alvo da operação o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, e o ex-ministro da Defesa, general Paulo Sergio Nogueira de Oliveira. Os mandados de prisão são contra Marcelo Câmara e Felipe Martins, ex-assessor especial da Presidência.

As apurações apontam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas Eleições Presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital.

O primeiro eixo consistiu na construção e propagação da versão de fraude nas Eleições de 2022, por meio da disseminação falaciosa de vulnerabilidades do sistema eletrônico de votação, discurso reiterado pelos investigados desde 2019 e que persistiu mesmo após os resultados do segundo turno do pleito em 2022.

O segundo eixo de atuação consistiu na prática de atos para subsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito, através de um golpe de Estado, com apoio de militares com conhecimentos e táticas de forças especiais no ambiente politicamente sensível.

O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento de alguns mandados, em apoio à Polícia Federal. Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Prejuízo com as chuvas no Rio Grande do Sul ultrapassa R$ 8,9 bilhões, diz CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima em R$ 8,9 bilhões o valor do prejuízo de municípios gaúchos atingidos por…

31 minutos ago
  • Carnaval/SP

‘Agrura – Tempo de Liberdade’: mais um enredo do Carnaval de São Paulo 2025 é lançado

Campeã do Grupo de Acesso 1 de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a Saudosa Maloca já…

47 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Fora do SBT, Christina Rocha abre o jogo sobre convite para ‘A Fazenda’

A apresentadora Christina Rocha, que saiu do SBT após 40 anos na emissora, teve seu nome relacinado ao reality show…

48 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Davi reage após ameaças de denúncias ao MP sobre doações aos gaúchos

Davi Brito, campeão do BBB24, se defendeu dos ataques que está recebendo nos últimos dias nas redes sociais e afirmou…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Breno, filho de Tinga, é anunciado como intérprete oficial no Rio

Rio. A escola de samba Alegria de Copacabana, voltando ao cenário carnavalesco, já tem uma nova voz oficial para o…

11 horas ago
  • Brasil

Emoção marca homenagem da Aeronáutica para médico morto no RS

Tragédia no Sul. O médico capixaba Leandro Medice, encontrado morto na manhã de segunda-feira (13) em um abrigo no Rio…

11 horas ago