BandNews FM começará o dia com Ricardo Boechat e terminará com Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo. Foto: Divulgação

Reinaldo Azevedo. Foto: Divulgação

As emissoras que optaram por programação jornalística 24 horas, basicamente CBN, do Grupo Globo, e BandNews, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, gradativamente, deixaram o modelo inicial adotado nas suas estreias e estão reposicionando suas programações mais calcadas no segmento “opinião”. A Central Brasileira de Notícias, cada vez mais conservadora, agrada os idosos com pensamentos direitistas dos seus colunistas. E a BandNews foca no público mais jovem.

Este caminho editorial desloca o investimento que poderia ser dedicado à reportagem – e aos profissionais da produção e da apuração – para poucos grandes nomes que têm na “opinião” sua matéria-prima. Parece ser hora das “estrelas”, dos profissionais que também são vistos pelo público e pelos gestores como “grifes”. Como um produto de boutique.

Ricardo Boechat. Foto: Divulgação
Ricardo Boechat. Foto: Divulgação

Estas grandes estrelas contratadas a peso de ouro são capazes de esbravejar contra autoridades, fazer análises que parecem lógicas num primeiro momento mas que não precisem ser comprovadas na vida real ou criticar qualquer coisa, sem o compromisso daquilo ter relevância na prática. O importante é ter espuma e não necessariamente cerveja.

A opinião sobre temas variados, em tom de protesto, agrada o ouvinte porque o povo, ainda mais em meio a uma crise política e econômica gravíssimas, sempre está mais propício a acreditar na existência de xerifes, salvadores da pátria ou algo similar. Isto dá audiência! E, por princípio básico do negócio da comunicação capitalista, é a audiência que atrai patrocinadores. As consequências objetivas do que o âncora está dizendo tornam-se irrelevante aos donos do business.

Seguindo esta lógica é que o jornalista Ricardo Boechat tornou-se um fenômeno. Irreverente, ele já sugeriu se jogar ovo em treinador de seleção brasileira, atacou diretamente pessoas acusadas de delitos sem a definição de culpa pela Justiça e colaborou para formar opinião pública sobre os mais variados assuntos. Nem sempre seus comentários são pautados em desfecho razoável.

Ricardo Boechat. Foto: Rede Social
Ricardo Boechat. Foto: Rede Social

Boechat é líder de audiência por agir por impulso, conjugado ao seu inegável talento, charme pessoal, cultura sólida e em coragem que o faz ser vítima de incontáveis processos judiciais por cidadãos que se consideram ofendidos pelo que ele diz diariamente nos seus programas.

Pois agora, ele terá um outro companheiro que segue a mesma cartilha.

O jornalista Reinaldo Azevedo é o mais novo contratado da BandNews FM. Ele comandará programa de segunda a sexta-feira, no fim do dia. A sua estreia na programação da BandNews FM será nesta segunda-feira (29). Azevedo irá apresentar o programa ao lado de André Coutinho e Rodrigo Orengo (jornalista que participa da grade da BandNews FM a partir de Brasília).

De acordo com o site Comunique-se, “na BandNews FM, Reinaldo Azevedo voltará ao ar no mesmo horário em que apresentava o programa ‘Os Pingos nos Is’, que teve a última edição transmitida pela Jovem Pan na segunda-feira, 22. A atração a ser conduzida pelo jornalista será produzida de segunda a sexta, das 18h às 19h, em toda a rede do veículo radiofônico. Atualmente, a BandNews FM está presente no Distrito Federal e em nove regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, João Pessoa e Vitória”.

“Ainda a ter o nome definido, a nova atração de Reinaldo Azevedo no rádio brasileiro será transmitida a partir do estúdio da BandNews FM no bairro paulistano do Morumbi, diretamente da sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação. A única coisa que ainda não está acertada é o nome do programa — o que deve acontecer no decorrer da tarde desta sexta-feira –, pois a estreia já está marcada para a próxima segunda-feira, 29. Assim como ocorria com o finado ‘Os Pingos nos Is’, o conteúdo conduzido por “Tio Rei” terá transmissão ao vivo pelos canais da emissora no Facebook e YouTube.

Segundo informações do site Tudo Rádio, “a janela local das emissoras da BandNews FM, que até hoje vai ao ar entre 18h e 19h, será alterada para a faixa das 17h às 18h. Já o “BandNews em Alta Frequência” será transmitido em rede nacional das 16h às 17h”.

“Não planejei nada, não tinha ‘serviço arrumado’, não tinha rede”, comentou o jornalista sobre o acerto com a BandNews FM. Ele ainda reforçou o que pensa sobre as conversas telefônicas que acabaram sendo anexadas ao processo que corre no âmbito da operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). “Fui vítima de uma canalhice. E o que aconteceu depois só serviu para provar a dívida que tenho com os que têm a pretensão de ser meus inimigos”, afirmou Reinaldo Azevedo, que teve o sigilo de fonte violado, apesar de não ser investigado”, diz o site.

Quinto emprego de Reinaldo Azevedo

Além de estrear na BandNews FM, seguir como colunista semanal da “Folha”, comentarista especial do ‘Rede TV News’ e ter o seu blog em novo ambiente digital, Reinaldo Azevedo pode conciliar essas quatro atividades com um “quinto emprego”. Na quarta-feira, 24, ele estreou o programa ‘Pela Ordem’, transmitido ao vivo das 18h às 19h pelas plataformas digitais (site, fan page e canal no YouTube) da Rede TV. A emissora planeja seguir com a atração, mas estuda qual será o melhor horário daqui para frente para não ter conflito com as novas atividades do jornalista no rádio.

Com site Comunique-se.

Comentários

 




    gl