Avaliação dos brasileiros sobre o STF melhora pós-eleições, aponta PoderData

Supremo Tribunal Federal. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal. Foto: José Cruz – Agência Brasil

Pesquisa realizada pelo Instituto PoderData entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2022 mostra que 31% dos eleitores avalia o trabalho dos ministros do  Supremo Tribunal Federal (STF) como “bom” ou “ótimo”. A taxa é sete pontos percentuais acima da registrada há noventa dias e é a maior em um ano e meio.

Outros 40% julgaram o desempenho dos ministros como “ruim” ou “péssimo”. Somam 25% os que avaliam como “regular”, enquanto que 4% não souberam responder.

A maioria (55%) dos que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva acha que a Corte faz um trabalho “bom” ou “ótimo”. Dos que preferiram Bolsonaro no pleito de outubro, 77% avaliam o desempenho do Supremo como ruim ou péssimo.


Leia também:

+ Lula bate o martelo e define quem irá liderar o Ministério da Educação

+ Brasil: Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros rejeita militares na política


Mais números

O levantamento também questionou aos entrevistados sobre como avaliam o trabalho do Congresso Nacional. Para 37% dos eleitores, o desempenho da Câmara dos Deputados é “ruim” ou “péssimo”. Essa taxa caiu nove pontos percentuais em três meses, quando estava em 46%. A avaliação positiva como “bom” ou “ótimo”) manteve-se estável nesse período com 13%. Outros 6% não souberam responder.

No Senado Federal, os avaliam como “ruim” ou “péssimo” caiu de 47% para 37%. Os que avaliavam como “regular” representavam 35%. Agora, alcançam 46%. Apenas 12% dos eleitores avaliam o trabalho do Senado como “bom” ou “ótimo”. Outros 5% não souberam responder.

A pesquisa PoderData foi realizada de 11 a 13 de dezembro de 2022. Foram entrevistadas 2.500 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 302 municípios nas 27 unidades da Federação. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.

Comentários

 




    gl